Em 8 meses, Hospital do Matadouro atendeu 38 vítimas de abuso sexual em Teresina
Segundo o hospital, desde o início das atividades do SAVVIS, houve um aumento expressivo na demandaNos últimos oito meses, o Hospital Ozéas Sampaio, localizado no bairro Matadouro, na zona Norte de Teresina, atendeu 38 meninos vítimas de violência sexual. A unidade de saúde se consolidou como referência para o tipo de atendimento em março, quando implementou o Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS), um serviço essencial para casos de abuso e agressão.
Segundo o hospital, desde o início das atividades do SAVVIS, houve um aumento expressivo na demanda por esse atendimento específico. O serviço recebe principalmente meninos, crianças e adolescentes entre 5 meses e 17 anos, que necessitam de assistência especializada devido à complexidade dos traumas.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
“O serviço conta com os profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, que realizam o atendimento inicial, fazendo o acolhimento das vítimas até a chegada da equipe psicossocial do IML, contando com o auxílio de perito, assistente social e psicólogo”, fala Aranucha Brito, da Diretoria de Atenção Especializada da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Os registros do SAVVIS indicam que a maior parte dos casos são de abusos crônicos, ou seja, agressões que ocorreram de maneira continuada ao longo do tempo. Nesses atendimentos, a equipe realiza exames laboratoriais, emite as fichas de notificação obrigatória e, quando necessário, oferece profilaxia pós-exposição para reduzir os riscos de infecções e outras complicações de saúde.