Hospital Universitário inaugura primeiro serviço público de Radioterapia do Piauí
Solenidade contou a presença do ministro do MDS Wellington Dias e do governador Rafael FontelesO reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, e o superintendente do Hospital Universitário (HU-UFPI/Ebserh), Carlos Eduardo Batista, entregaram, nesta segunda-feira (11/11), a edificação do Serviço de Radioterapia do HU-UFPI, o primeiro serviço de Radioterapia público do Estado do Piauí. Com 877,39m² de área construída e investimento no valor de R$ 12.631.922,83 a obra faz parte do Plano de Extensão da Radioterapia do Ministério da Saúde, que busca integralizar o tratamento oncológico em um mesmo hospital, otimizando a utilização dos recursos humanos e diminuindo vazios assistenciais em radioterapia.
Além da sala de terapia acelerador linear e do comando acelerador, o ambiente possui salas técnicas, posto de serviços/enfermagem, sala de planejamento e física médica, sala de suturas/curativos, consultórios, sala de espera para ambulatório de radioterapia no primeiro atendimento, além de salas para o administrativo.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O governador Rafael Fonteles frisa a importância de tratamentos que serão disponibilizados a partir de agora no Hospital Universitário. “O HU passa a ter um serviço de radioterapia tão importante para o tratamento com câncer, a partir da articulação da bancada federal, para tanto aumentar o teto de financiamento do hospital como também recursos direto para obras e equipamentos. Então, aqui é uma inauguração muito relevante, homenageia o ex-deputado Zé de Castro e, portanto, vai salvar mais vidas a partir do Hospital Universitário”, comentou o governador.
O ministro do Desenvolvimento Social (MDS) Wellington Dias destaca que o hospital São Marcos, referência no tratamento do câncer no Piauí desempenha um papel importante para o estado, mas não dava conta da quantidade de demandas. "Agora teremos o hospital da universidade com a área de serviço de oncologia, serviço de tratamento do câncer, com equipamentos avançados, e vamos seguir o trabalho", disse.
O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, pontua o pioneirismo da universidade em diversas áreas no Estado. “A Universidade Federal do Piauí é pioneira em várias atividades, naquilo que é bom na produção do conhecimento novo, na utilização do conhecimento antigo, nós não temos instituições iguais no Estado do Piauí. É um momento de festa, mas é um momento também de enaltecer tudo aquilo que fizemos pela área de saúde. Nós criamos um curso em Picos, o curso foi credenciado, já é nota 4, na escala de 1 a 5. Então a área de saúde para nós foi uma área muito bem cuidada, e a nossa sorte foi ter escolhido Paulo Márcio para colocar como superintendente, superintendente do HU, e deixá-lo à vontade”, abordou Gildásio Guedes.
O médio cardiologista Dr. Paulo Márcio também esteve presenta na ocasião e reforça a importância que a aquisição do equipamento representa para o Piauí. “Hoje o Piauí ganha um equipamento moderno, sofisticado, para ajudar no tratamento do câncer. 60% dos pacientes com câncer precisa em algum momento de uma sessão de radioterapia para tratar de forma até curativa aquele tumor maligno. E aqui o Hospital Universitário faz história e entra na história da saúde pública do Piauí como o primeiro serviço de radioterapia público 100% SUS do estado do Piauí”, apresentou Paulo Márcio.
O diretor do HU, Carlos Eduardo, Batista, comenta que a aquisição do aparelho irá dobrar a capacidade operacional do hospital na execução da radioterapia. “Para o nosso estado nós vamos duplicar a capacidade de execução do serviço de radioterapia e isso tem muita importância, porque existem alguns cânceres que são tratados exclusivamente com radioterapia sem a necessidade de cirurgia e alguns cânceres que são muito grandes e que são mais agressivos precisam da radioterapia para que eles tenham o tamanho reduzido e que o tratamento cirúrgico seja curativo. A ideia é essa de antecipar o tratamento do câncer dos nossos pacientes”, expressou o diretor Carlos Eduardo.