HPM realiza primeira cirurgia de coluna e amplia oferta de procedimentos complexos
Mais de duas mil cirurgias ortopédicas são feitas por mês em 14 hospitais da rede estadualO Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar (HPM) alcançou um marco importante na saúde pública do Piauí ao realizar, no último sábado (25), sua primeira cirurgia de coluna. O procedimento inicia um novo ciclo de cirurgias de alta complexidade na unidade, que já é referência em procedimentos ortopédicos.
O avanço é resultado da organização, investimento e priorização da saúde pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que vem trabalhando para ampliar o acesso e qualificar a assistência em todo o Piauí.
O diretor técnico do HPM, Miguel Teixeira, destacou o planejamento e o trabalho em equipe que garantiram o sucesso da cirurgia. “Estamos muito felizes com este momento. Essa cirurgia é resultado de um planejamento detalhado, envolvendo as equipes anestésica e cirúrgica, com o apoio da Secretaria de Saúde. Tudo foi pensado para garantir qualidade e segurança ao paciente. Agora, queremos manter essa rotina, o que vai melhorar significativamente a assistência aos pacientes que aguardam por cirurgias de coluna em todo o Piauí”, afirmou.
Em 2023, a ortopedia era a segunda especialidade com maior número de pacientes na fila por procedimentos eletivos — mais de 1.790 pessoas, com tempo médio de espera superior a 400 dias. Hoje, esse prazo foi reduzido para menos de 49 dias em todo o estado, e no HPM, para menos de 34 dias. Atualmente, são realizadas mais de 2 mil cirurgias ortopédicas por mês em 14 hospitais da rede estadual.
O coordenador da Linha de Cuidados ao Trauma, Samuel Machado, ressaltou a importância da ampliação desse tipo de cirurgia pelo SUS. “Pacientes com hérnia de disco, artrodese e outras condições que causam dor e limitações motoras passam a contar com mais uma unidade de referência. Nosso objetivo é oferecer acesso mais rápido e efetivo ao tratamento, reduzindo o sofrimento e devolvendo qualidade de vida”, destacou.
O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, comemorou o novo momento vivido pela unidade. “Esta é a primeira cirurgia de coluna na história do HPM. Estamos avançando para receber procedimentos de alta complexidade, com o apoio da Secretaria de Saúde e de cirurgiões especializados. É uma conquista que reflete o compromisso e a dedicação de todos os profissionais e gestores envolvidos”, afirmou.