Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Motorista do Samu baleado em atendimento cobra regulamentação da função

Maranhão pediu apoio do poder público para reconhecimento da categoria como profissionais de saúde

O condutor socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Teresina, Anderson Maranhão, que foi baleado na perna em tiroteio durante atendimento no bairro Vamos Ver o Sol, zona Sul da capital, falou com exclusividade ao Conecta Piauí nesta quinta-feira (20/07). Ao comentar os momentos de pânico vivido na hora dos tiros, Maranhão pediu apoio do poder público para reconhecimento da categoria como profissionais de saúde.

O caso aconteceu no último sábado (15), quando a equipe do Samu foi acionada para atender uma vítima de arma de fogo no Combustível do Sol, bairro da zona Sul da capital, momento em que se iniciou o tiroteio. Ao Conecta Piauí, o socorrista detalhou que viveram momentos de desespero e que o próprio médio da equipe teve que assumir a viatura para levá-los ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Foto: Conecta PiauíCondutor Anderson Maranhã
Condutor Anderson Maranhã

"Fomos acionados pra fazer um atendimento no Combustível do Sol, bairro da zona Sul. Ao chegarmos lá tinha uma vítima de arma de fogo e ao iniciarmos esse atendimento iniciou-se um tiroteio, nesse tiroteio acabei sendo alvejado. A minha colega enfermeira foi alvejada na coxa, o desespero e o caos se instalou. O médico da equipe foi obrigado a assumir a viatura, nos colocou dentro dessa viatura e nos levou prontamente para o HUT, onde imediatamente fomos atendidos", disse o socorrista.

Maranhão pediu o reconhecimento como profissionais de saúde, destacando a importância da regulamentação da profissão de condutor de ambulância.

"Acho necessário ressaltar a importância da sensibilização do poder público com relação a regulamentação da profissão de condutor de ambulância aqui na cidade de Teresina, no nosso município. A gente precisa ser regulamentado e reconhecido profissional de saúde porque dentro de uma ambulância existe o médico, o enfermeiro, o técnico, mas sem motorista essa ambulância não vai salvar ninguém", destacou.

VEJA O VÍDEO

O condutor Anderson Maranhã e uma enfermeira foram baleados na noite de sábado (15) na avenida principal do bairro Vamos Ver o Sul, zona Sul de Teresina. Eles haviam sido acionados para atender uma pessoa que havia sido baleada no bairro, mas no momento do atendimento hou outro tiroteio, no qual os dois profisisonais do Samu foram baleados.

LEIA MAIS EM:

Motorista e enfermeira do Samu são baleados durante atendimento em Teresina

FMS se manifesta após motorista e enfermeira do Samu serem baleados em Teresina

Conselho de Enfermagem lamenta caso de profissional baleada: 'Covardia extrema'

Comente