Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Secretária Ana Estela Haddad conhece o 'Piauí Saúde Digital' em Piripiri

Governador Rafael Fonteles está em Piripiri para apresentar ação inovadora da saúde

O governador Rafael Fonteles está na cidade de Piripiri, Norte do Piauí, nesta quarta-feira (26/07), para apresentar o programa Piauí Saúde Digital para a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad. O programa é responsável por zerar a fila de consultas nas áreas de pediatria, dermatologia, psicologia, cardiologia e nutrição no município. O Conecta Piauí está na cidade de Piripiri e acompanha a comitiva.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíSecretária conhece o Piauí Saúde Digital
Secretária conhece o Piauí Saúde Digital

OBJETIVOS DO PROGRAMA
O principal objetivo do Piauí Saúde Digital é superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas para melhorar e ampliar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, fortalecendo as redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Stefanny Sales/Conecta PiauíSecretária Ana Estrela Haddad
Secretária Ana Estrela Haddad

O serviço conta com consultas e diagnósticos de forma online, estando presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no Hospital Regional Chagas Rodrigues, no Centro de Saúde Indígena e no Centro de Imagens (CIM) Dr. Adauto Coelho de Resende.

Foto: Stefanny Sales/Conecta PiauíSecretária Ana Estrela Haddad e Rafael Fonteles (PT)
Secretária Ana Estrela Haddad e Rafael Fonteles (PT)

🔴 ACOMPANHE O TEMPO REAL:

🕙 9h25
A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, recebeu no aeroporto da cidade, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, a secretária Ana Estela Haddad e a comitiva que acompanha o grupo.

Foto: ReproduçãoComitiva chega a Piripiri
Comitiva chega a Piripiri

🕙 9h40
A secretária Ana Estela Haddad, que é esposa do ministro da Fazenda Fernando Haddad, visitou, incialmente, a UBS 13, do bairro Matadouro, que conta com consultas com clínico geral por telemedicina e execução de eletrocardiograma com telelaudo, de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h.

Foto: ReproduçãoSaúde Digital em Piripiri
Saúde Digital em Piripiri

🕙 10h09
O grupo também visitou o Hospital Regional Chagas Rodrigues, onde acompanha dados iniciais e evolutivos do Piauí Saúde Digital e ao sistema de integração existente entre o hospital e as UBS municipais. O hospital disponibiliza consultas com clínico geral de forma online, todos os dias da semana, de 7h às 19h.

Foto: ReproduçãoSaúde Digital em Piripiri
Saúde Digital em Piripiri

🕙 10h25
O secretário de Saúde do Piauí, Antônio Luiz, falou sobre a importância da visita da secretária ao Piauí.

"A secretária veio com uma comitiva de cinco pessoas para avaliar este modelo de Piripiri para que eles possam escalar este modelo para orientar ou sugerir para implantar em todo país, é um modelo inovador e o ministério está procurando avaliar e veio em Piripiri porque percebeu que pode ser usado no país todo", comentou.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíSaúde Digital em Piripiri
Saúde Digital em Piripiri

🕙 10h43
Ana Estela conheceu a estrutura e o funcionamento do Espaço da Saúde Indígena, um dos poucos existentes no Brasil voltados à atenção e saúde da população de comunidades tradicionais.

Foto: Stefanny Sales/Conecta PiauíSecretária Ana Estela Haddad
Espaço da Saúde Indígena

O espaço também conta com consultas com clínico geral por telemedicina e execução de eletrocardiograma com telelaudo de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíSaúde Digital em Piripiri
Saúde Digital em Piripiri

🕙 11h22
A comitiva também visita o Centro de Imagem Dr. Adauto Coelho de Resende, onde conhecerá a estrutura das salas de exames de tomografia, radiografia, mamografia, ultrassonografia e eletrocardiograma.

Foto: Stefanny Sales/Conecta PiauíSecretária Ana Estrela Haddad
Secretária Ana Estrela Haddad

O CIM disponibiliza consultas com clínico geral e especialistas de forma online, além de exames com telelaudo de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h.

Foto: Stefanny Sales/Conecta PiauíSecretária Ana Estrela Haddad
Secretária Ana Estrela Haddad

CONFIRA O VÍDEO DA VISITA:

QUEM É ANA ESTELA HADDAD?
Ana Estela Haddad foi escolhida pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, para comandar a Secretaria de Saúde Digital. A nova secretária é graduada em odontologia pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em odontopediatria pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (Fundecto).

Foto: ReproduçãoAna Estela Haddad
Ana Estela Haddad

Professora titular da Faculdade de Odontologia da USP, Ana Estela é coordenadora do Núcleo de Telessaúde e Teleodontologia, coordenadora-adjunta do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Políticas Públicas Escola da Metrópole do Instituto de Estudos Avançados, membro do Comitê Assessor da Rede Universitária de Telemedicina, diretora científica da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, além de membro da Rede de Lideres por la Primeira Infancia, fundada pela ex-presidente do Chile e atual Comissária da ONU para Direitos Humanos, Michele Bachelet.

A nova secretária ocupou o cargo de diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes) do Ministério da Saúde, de 2005 a 2012, e coordenou a idealização e a implementação de programas como Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e Telessaúde Brasil Redes.

Foto: ReproduçãoHaddad e Ana Estela
Haddad e Ana Estela

Também foi membro representante suplente do Brasil no Comitê Assessor Internacional do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde/Opas (2012) e da Subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos, de 2007 a 2014.

Ana Estela também foi assessora do Ministério da Educação (2003 – 2005) quando participou da formulação e implementação do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e do grupo de trabalho de desenvolvimento da Lei n. 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Atuou também na implantação do acompanhamento da frequência escolar como condicionalidade do Bolsa Família – Projeto Presença.

Comente