Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Risco no Carnaval: pomadas de cabelo causam reação em olhos de foliãs no Piauí

Anvisa já cancelou 159 marcas de pomadas porque as empresas não atenderam às exigências

O que era para ser um momento de alegria, beleza e folia quase terminou em tragédia, no município de Monsenhor Gil, no Piauí. A jornalista Anna Flávia contou ao Conecta Piauí nesta sexta-feira (13/02) ficou com a visão comprometida após reação provocada por pomada modeladora de cabelo, usada na preparação de penteado para o pré-carnaval.

A Anna disse que, pelo menos, cinco meninas que usaram a pomada também sentiram os efeitos da reação: olhos vermelhos, irritação e dificuldade para enxergar. Segundo o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já cancelou 159 marcas de pomadas porque as empresas responsáveis não atenderam às exigências estabelecidas pela norma atual. 

"Choveu e a pomada modeladora logo caiu nos olhos e veio a reação. De imediato nossos olhos começaram a arder e ficaram muito vermelhos. A gente pensava até que era por conta de maquiagem, de cílios, porque a gente usa cola de cílios, mas continuamos na folia. No outro dia, quando a gente acordou, nossos olhos já estavam lacrimejando muito, a ponto de a gente não conseguir mais ficar com ele aberto de tanta dor e incômodo que sentíamos, porque era uma sensação de como se tivesse areia alguma coisa dentro do olho", disse Anna Flávia ao Conecta Piauí.

Em caso de contato da pomada com os olhos, o Ministério da Saúde recomenda lavar a área com água corrente por, pelo menos, 15 minutos e depois procurar atendimento médico. E foi isso que a Anna Flávia fez. No Hospital de Urgência de Teresina, a jornalista foi atendida por uma oftalmologista

"O mais afetado em mim foi o olho esquerdo. Logo de imediato, no outro dia, eu já percebi que minha visão não estava, mas a mesma coisa. Até então, durante essa semana, eu fui ao oftalmologista, fiz a consulta eletiva e ela testou a minha visão. Errei algumas letras lá no teste, mas ela disse que estava cicatrizando bem e que esse processo para a visão voltar 100% ia demorar alguns dias ainda mesmo após o término dos antibióticos", explicou Anna Flávia.

O que ocorreu com a Anna Flávia não foi um caso isolado e acendeu o alerta para os cuidados que devem ser adotados ao cogitar usar produtos estéticos neste período de folia. Entre as recomendações do Ministério da Saúde, estão: 

  • Confira se os produtos são regularizados pela Anvisa;
  • Consulte com o fornecedor do produto informações específicas sobre medidas preventivas recomendadas para o uso;
  • Busque opções de produtos cosméticos naturais;
  • Não utilize o produto se estiver com a pele, os olhos ou outra parte do corpo com alguma irritação;
  • Não exagere: use apenas a quantidade indicada. Passar além do recomendado pode ser prejudicial.
  • Caso vá entrar em piscinas ou ter qualquer tipo de contato com água, não use o cosmético, pois a chance de escorrer para os olhos é grande;

Assista