Secretaria de Saúde do Piauí nega casos de intoxicação por metanol no estado
Publicações alertavam sobre casos de intoxicação em Teresina, inclusive com óbitoA Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que não há registros de casos confirmados ou suspeitos de intoxicação por metanol no estado. A informação foi dada ao Conecta Piauí após a circulação de mensagens em redes sociais e aplicativos de mensagens que afirmavam haver internações e até óbitos relacionados à substância.
Durante a semana, publicações alertavam sobre casos de intoxicação em Teresina, inclusive mencionando dois pacientes internados no Hospital de Terapia Intensiva (HTI) e um possível óbito no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A Sesapi, no entanto, reforça que nenhum caso foi notificado no sistema de vigilância estadual.
Veja uma das mensagens que circulou no WhatsApp:
Bom dia amores.
Acho que tá todo mundo sabendo desses casos de intoxicação por metanol por ai, mas já tem 2 casos confirmados aqui em Teresina, que estão internados no HTI.
Queria pedir pra tomarem cuidado, se puderem evitar os destilados nos próximos meses aí, até a gente ter uma noção melhor do que tá acontecendo. 🙏🏻

A preocupação nacional com o tema cresceu após registros de intoxicação por metanol em outros estados, vinculados ao consumo de bebidas alcoólicas falsificadas, especialmente destilados adulterados com a substância. O metanol é um produto químico altamente tóxico e, quando ingerido, pode causar sintomas graves como visão turva, dor de cabeça, náusea, vômito, dificuldade respiratória, convulsões e até morte.
A orientação é que população adquira bebidas apenas de estabelecimentos regularizados, verificar rótulos e lacres, e evitar produtos de origem duvidosa. Em caso de suspeita de intoxicação, é fundamental procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação e tratamento, pois o atendimento rápido pode evitar complicações graves.