Sesapi disponibiliza testes de covid e malária para serem realizados em Pedro II
A medida é uma ação preventiva da Sesapi por conta do grande fluxo de pessoas no festivalA Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) enviou lotes com testes rápidos para detecção da covid-19 e malária para o município de Pedro II, que serão disponibilizados ao público e realizados por equipes do município durante os quatro dias do Festival de Inverno de 2023.
A coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, explica que a medida é uma ação preventiva da Sesapi por conta da previsão de um grande fluxo de pessoas por conta do festival, inclusive de outros estados. A preocupação é com a transmissão de doenças graves.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

“Teremos muitos turistas vindo de outros lugares e, consequentemente, existe a possibilidade de entrar malária autóctone, ou seja, o paciente contaminado chega, o mosquito pica, se contamina, e transmite para outras pessoas”, destaca a técnica.
Além disso, a Sesapi reforçou os serviços de saúde em Pedro II e dobrou o número de equipes do Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, que funcionará como unidade de retaguarda para atendimento de pacientes graves.
Fonte: Governo do Piauí