Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Coronel Elza deixa a Polícia Militar do Piauí após 37 anos de atuação e dedicação

Militar foi uma das primeiras mulheres a compor a PMPI, sendo uma das figuras marcantes

A Polícia Militar do Piauí marcou, nesta quarta-feira (19), a despedida oficial da coronel Elza, uma das primeiras mulheres a integrar a corporação e referência na segurança pública do estado. Após 37 anos e 9 meses de serviço, hoje foi o último dia dela na ativa. A partir de amanhã, a militar segue para a reserva remunerada.

A cerimônia ocorreu durante a entrega da revitalização da sede do Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM), no bairro Ilhotas, em Teresina. Na ocasião, a coronel recebeu homenagens do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, e do comandante-geral da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes. Também foram entregues dois novos ônibus escolares para o Pelotão Mirim.

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíCoronel Elza
Coronel Elza

Atualmente à frente da Companhia de Policiamento Comunitário da PMPI, a coronel Elza destacou, em entrevista ao Conecta Piauí, a emoção deste último dia e o sentimento de dever cumprido.

“Foi memorável, muito significativo, porque é uma prestação de contas por tudo que realizamos nesses 37 anos e 9 meses dedicados à Polícia Militar. Vou para a reserva muito feliz, porque a corporação me moldou, me transformou e me fez uma mulher feliz”, afirmou.

Em seu depoimento, a coronel relembrou as lutas e conquistas ao longo da carreira e a dedicação diária ao serviço policial. “Sempre vesti a farda com muito esmero e carinho. Ela é minha segunda pele. Me despeço com a certeza de que cumpri todas as missões que me foram atribuídas, sempre procurando dar o meu melhor ao povo piauiense”, disse.

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíCoronel Elza deixa a Polícia Militar do Piauí após 32 anos de atuação e dedicação
Coronel Elza deixa a Polícia Militar do Piauí após 32 anos de atuação e dedicação

Ao comentar sobre o trabalho à frente do Policiamento Comunitário, ela ressaltou os avanços deixados para a nova gestão. Segundo a coronel, os pelotões mirins foram reorganizados, a Patrulha Maria da Penha descentralizada e diretrizes atualizadas. O PROERD, o policiamento escolar e a Ciclo Patrulha também receberam atenção especial, com metas alcançadas e ampliação da presença nas comunidades.

“Estou deixando o comando da maneira que visualizei. Organizei o que precisava ser organizado e deixo tudo preparado para quem vai me suceder continuar e crescer ainda mais”, avaliou.

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíCompanhia de Policiamento Comunitário da PMPI
Companhia de Policiamento Comunitário da PMPI

Ao final da entrevista, a coronel resumiu sua despedida em uma palavra: gratidão. “Gratidão à Polícia Militar do meu estado e à sociedade piauiense”, concluiu.

A saída da coronel Elza marca um capítulo importante na história da PMPI, simbolizando representatividade, pioneirismo e quase quatro décadas de dedicação à segurança pública.