Draga Alana celebra aprovação do Pelotão Escolar da Guarda Municipal em Teresina
Iniciativa prevê viaturas exclusivas e atuação preventiva nas escolas ainda em 2025O vereador Eduardo Draga Alana (PSD) anunciou, nesta semana, a aprovação do projeto que institui o Pelotão Escolar da Guarda Municipal de Teresina. A proposta, aprovada pela Câmara Municipal, tem o objetivo de fortalecer a segurança e a prevenção dentro das escolas da capital. Nesta sexta-feira (25/04), o parlamentar detalhou a iniciativa e adiantou que duas viaturas serão destinadas exclusivamente para o pelotão, com apoio do deputado federal Júlio César (PSD).
“Nosso projeto foi aprovado na Câmara, inclusive nós já tratamos com o próprio prefeito Silvio Mendes sobre a iniciativa, que ele disse que é uma belíssima ideia. O nosso deputado federal, Júlio César, com o pedido nosso, vai destinar duas viaturas para esse nosso projeto. A gente não só apresenta, mas a gente também vai em procura dos meios viáveis para o projeto sair do papel”, destacou Draga Alana.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Ele lembrou que, desde a criação da Guarda Municipal, já havia previsão de atuação específica nas escolas, mas que a medida nunca foi executada de fato.
“Mostrei para ele que na criação da Guarda Municipal tinha uma unidade específica dentro das escolas, só que isso nunca saiu do papel”, relatou.
Educação aliada a Promoção da Paz
O vereador enfatizou que o pelotão terá caráter preventivo e educativo, atuando não apenas na segurança, mas também no apoio às atividades escolares.
“Quando apresentei o projeto do Pelotão Escolar da Guarda Municipal, disse que é uma prevenção educativa. É a Guarda Municipal dentro das escolas, fazendo acompanhamento ali nas reuniões de Pais e Mestres, evitando conflito, evitando brigas e também dando palestras”, disse.
O vereador também alertou para o crescente cenário de violência dentro do ambiente escolar.
“O que a gente vê ainda no mundo de hoje são crianças e adolescentes levando facas, armas, drogas para dentro das escolas. Muitos professores que são ameaçados, ficam coagidos em dar aula e ali oprimidos por conta de situações como essa”, explicou.
Segundo Draga Alana, a meta é colocar o projeto em prática ainda este ano, aproveitando a convocação de 300 novos guardas municipais já anunciada pela gestão municipal.
“Esse projeto, que com fé em Deus ainda vai ser instalado ainda esse ano, com a convocação dos 300 novos guarda municipais que o prefeito já anunciou um novo concurso”, concluiu.