Google lança recurso 'Proteção contra roubo' em celulares Android no Brasil
Nova função utilizará inteligência artificial para bloquear aparelhos em ações criminosasA Google anunciou que todos os celulares Android vendidos no Brasil a partir de dezembro de 2025 sairão de fábrica com a função “Proteção contra roubo” ativada. O recurso substituirá o antigo “Modo Ladrão” e tem como objetivo reduzir o acesso indevido aos dados pessoais em situações de furto ou assalto.
Segundo o delegado Matheus Zanatta, o novo sistema é um pacote de segurança baseado em inteligência artificial e opera em dois pilares. O primeiro é o bloqueio automático por detecção de roubo, que utiliza sensores do dispositivo para identificar movimentos bruscos, como quando o aparelho é arrancado da mão da vítima e levado por alguém fugindo a pé, de bicicleta ou de carro. A trava ocorre em milésimos de segundo e restringe o acesso a fotos, aplicativos bancários e demais informações sensíveis, exibindo um alerta de possível roubo.
O segundo pilar é o bloqueio remoto. Caso a inteligência artificial não identifique o crime ou em situações de perda do aparelho, o usuário poderá bloquear o dispositivo ou apagar seus dados usando apenas o número de telefone, sem necessidade de informar a senha da conta Google. Para ativar o sistema em aparelhos compatíveis, o caminho é: Ajustes > Google > Todos os serviços > Segurança do dispositivo > Proteção contra roubo. A funcionalidade pode ser habilitada em smartphones a partir do Android 10.
Assista o vídeo em que o delegado Matheus Zanatta dá mais detalhes sobre a ferramenta: