Governo pretende levar SPIA para cidades da região metropolitana de Teresina
Rafael Fonteles afirmou ao Conecta Piauí que esta é uma das prioridades do EstadoCidades que estão localizadas na região metropolitana de Teresina como Nazária, Altos, União e José de Freitas serão prioridade do Estado na expansão do SPIA, sistema de vídeo monitoramento com inteligência artificial. A informação foi repassada ao Conecta Piauí pelo governador Rafael Fonteles durante cumprimento de agenda em Nazária, na manhã desse sábado (20/12).
Segundo o líder de Estado, o sistema do SPIA está pronto para ser integrado a sistemas municipais e até mesmo privados.
"Nós realmente esperamos que isso aconteça [implementação do SPIA], porque o nosso sistema está preparado para integrar com sistemas municipais e até privados. Então, empresas que queiram investir no sistema de videomonitoramento e queiram integrar suas câmeras com o nosso sistema, dependendo apenas de algum pequeno ajuste tecnológico, isso vai ser possível", disse Fonteles.
O sistema foi inaugurado em agosto deste ano e marcou um salto tecnológico no setor da segurança pública. As câmeras utilizam tecnologias avançadas como reconhecimento facial, leitura automática de placas veiculares, análise de comportamento, visão noturna com infravermelho e zoom de longo alcance, permitindo o acompanhamento de alvos a até 2,9 km de distância.
Ao Conecta Piauí, Rafael Fonteles afirmou que, com a implementação do SPIA nas cidades que integram a região metropolitana da capital, é possível esperar a redução da violência.
"Então ganha todo mundo, ganha a sociedade em geral, ganham as empresas que querem proteger, obviamente, seu patrimônio. E esse esforço coletivo, coordenado pelo governo do Estado, é que vai reduzir ainda mais a violência. Então, sem dúvida, Nazária, e Altos e José de Frentes e União, todos esses municípios ao redor de Teresina, serão prioridade na expansão do vídeo monitoramento", concluiu o governador.
Assista
Saiba Mais