Piauí deve inaugurar penitenciária de segurança máxima na primeira metade de 2025
Unidade terá capacidade para 307 detentos e abrigará presos de alta periculosidadeO Governo do Piauí está prestes a inaugurar a penitenciária de segurança máxima no município de Buriti dos Lopes, localizado a 281 km de Teresina. De acordo com o secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto, a obra está praticamente concluída, restando apenas a aquisição do mobiliário e a adequação das vias de acesso à unidade.

A nova penitenciária terá capacidade para 307 detentos e contará com uma estrutura moderna, incluindo salas de aula e espaços voltados para atividades de ressocialização, como oficinas de trabalho. O local seguirá protocolos rigorosos de segurança e será exclusivo para presos de alta periculosidade. Com isso, a Penitenciária Major César, em Altos, continuará operando no regime semiaberto, abrigando detentos de menor potencial ofensivo.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Além da inauguração da unidade, o governo implementará um novo sistema de classificação de risco dos presos em todo o estado, buscando aprimorar a organização e o controle do sistema penitenciário. "Estamos finalizando os últimos preparativos para inaugurar essa penitenciária, que será referência em segurança máxima no estado. Com essa nova estrutura, daremos um passo importante para aprimorar a gestão do sistema prisional do Piauí", afirmou Carlos Augusto.