Polícia Militar do Piauí contempla 30º BPM com viatura da Patrulha Maria da Penha
Desta forma a cidade de Barras e municípios adjacentes passam a contar com a Patrulha Maria da PenhaA Polícia Militar do Piauí entregou, no início da tarde desta sexta-feira (07), uma viatura lilás para o 30º BPM, que fica sediado em Barras. Com isso, a população da cidade e dos demais municípios circunvizinhos serão beneficiados. Essa implantação faz parte da descentralização do serviço para todo o estado, que foi iniciada no final de 2023. Só em Teresina, no ano passado, segundo relatório divulgado, cerca de 3.500 mulheres vítimas de violência doméstica foram assistidas pela Patrulha.

Para a Comandante da Patrulha Maria da Penha, Major Leoneide, essa inserção do serviço na cidade representa um marco histórico para a segurança pública do Estado.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
“Estamos hoje na cidade de barras, no décimo nono município a receber a viatura lilás, a viatura da Patrulha Maria da Penha, que tem o intuito de fiscalizar as medidas protetivas, fazer um atendimento mais humanizado e acolhedor as mulheres em situação de violência. Hoje é um dia marcante para a Patrulha e para as mulheres da cidade de Barras, que a partir de hoje podem contar com esse atendimento especializado que a Patrulha Maria da Penha vai oferecer a cada mulher em situação de violência”, acrescenta Leoneide.

Além prestar assistência às mulheres vítimas de violência, a Patrulha fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas de urgência e realiza ações de prevenção. De acordo com a Comandante do Comando de Policiamento Comunitário – CPCOM, Coronel Elza, essa extensão do serviço para todo estado é sinônimo de redução de ocorrências envolvendo casos de violência doméstica contra a mulher.
“Hoje, véspera do dia internacional na mulher, estamos fazendo a entrega da viatura lilás, que é de grande importância para a cidade de Barras e vai contar com um serviço especializado para o atendimento da mulher no caso de violência doméstica. Então nós estamos aqui com esse serviço que vai trabalhar orientado para o problema e fazer a fiscalização das medidas protetivas de urgência, é um grande avanço e só unidos; união, estados e municípios é que nós teremos efetividade em políticas públicas em defesa da mulher. Prevenir e trabalhar no problema para que a mulher possa ter a sua vida preservada e segura por qualquer ato que venha denegrir e tirar a sua própria vida”, ressalta Coronel Elza.

O 30º BPM, conforme previamente planejado, foi o penúltimo batalhão a ser contemplado com o serviço. Segundo o Comandante Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, a viatura lilás e os demais serviços oferecidos pela Patrulha estão prontos para atuarem na região.
“Temos viaturas da Patrulha Maria da Penha em todos os batalhões da capital e no interior para atender as demandas que o programa oferece e agora estamos fechando o ciclo nos recentes batalhões criados e instalados, o trigésimo batalhão em Barras e o 31º em Cocal. Estamos concluindo a entrega do BPM de Barras com essa Patrulha que será implantada com a nova viatura. É mais um serviço da Polícia Militar à disposição do povo piauiense aqui da região de Barras e demais municípios circunvizinhos”, acrescenta Scheiwann Lopes.