Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Solenidade marca conclusão do 1º Curso Superior da PM do Piauí

Formação inédita marca os 190 anos da corporação e reúne 79 oficiais de três estados
Redação

A Polícia Militar do Piauí realizou, nesta quinta-feira (18), a solenidade de conclusão do 1º Curso Superior de Polícia (CSP), iniciativa inédita no estado e considerada um marco nos 190 anos da corporação. Resultado de uma parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o curso consolidou um novo patamar de formação para o alto comando da PMPI.

Ao todo, 79 oficiais participaram da capacitação, incluindo integrantes das Polícias Militares do Piauí, Amapá e Roraima, além de representantes do Ministério Público.

O comandante-geral da PM, coronel Scheiwann Lopes, destacou a importância da nova lei de ensino militar: “Essa legislação trouxe a condição da implantação do curso superior de Polícia, que equivale ao curso de comando de Estado-Maior e outros de nível estratégico. Nossa lei de ensino militar vai permitir até um doutorado técnico-profissional”, afirmou.

Com carga de 600 horas-aula, o curso foi desenvolvido em formato híbrido, com atividades presenciais e à distância, e corresponde a uma especialização lato sensu em Gestão Estratégica em Segurança e Ordem Pública. Voltado a tenentes-coronéis, passou a ser exigência legal para a ascensão ao posto de coronel, conforme a nova legislação estadual.

A comandante de batalhão, Ayla Maria, ressaltou a relevância da formação para os futuros líderes da corporação: “Foi um curso voltado para nós, que seremos futuros comandantes. Trabalhamos o policiamento estratégico e o planejamento para servir melhor à sociedade. Foi bastante importante para todos nós”, afirmou.

A formação abordou temas estratégicos como planejamento operacional, gestão de pessoas, logística, finanças públicas, inteligência policial, políticas públicas, comunicação estratégica, governança, geopolítica e tomada de decisão.

O tenente-coronel Queiroz também celebrou a conquista. “É uma honra participar do primeiro curso superior de polícia da PM do Piauí. Foi puxado, com várias disciplinas e carga horária extensa, mas nos preparou para ascender ao coronelato e ocupar postos de autocomando”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, reforçou o avanço para a corporação. “Era fundamental que tivéssemos um curso ofertado aqui, com corpo docente qualificado. Essa formação contribuirá ainda mais para a segurança pública no Piauí”, afirmou.