Conecta Arte

Sarau Duna: projeto mistura poesia e experimentações sonoras em Teresina

Duna conecta o trabalho literário da artista Fernanda Paz a sons experimentais feitos coletivamente

O Sarau Duna “Poéticas de Corpo e Experimentos Sonoros” é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo, através da Fundação Municipal de Cultura (FMC), que traz em seu cerne três elementos: textos poéticos, música e performance. Duna conecta o trabalho literário da multiartista Fernanda Paz a sons experimentais construídos coletivamente e a performances nascidas de pesquisas que buscam uma interseccionalidade entre mulheres, com o objetivo de refletir sobre questionamentos que perpassam suas vidas.

Foto: Reprodução
Sarau Duna

A apresentação se divide em quatro tempos poéticos, sonoros e estéticos:

Para o primeiro ato , intitulado Tempo Sensível , teremos Fernanda Paz  e Isadora Duarte  numa composição intimista trazendo quatro textos com construções sonoras criadas por ambas, como o nascimento de um “ser mulher” tentando se encaixar na dialética da sociedade patriarcal vigente.

No segundo ato , denominado de Tempo Imaterial, os artistas Fernanda Paz, Marielle Rangel, Nelson Moura, Lis Andrade, Pedro Freitas e Marco Pinagé trarão à tona uma pesquisa sonora com materiais diversos, de forma imersiva e intensa, esse momento de experimentar a arte de sentir os sons e suas texturas busca mostrar a transição desse “ser mulher” que outrora tentava se encaixar e agora sente-se em expansão.

Partimos para o terceiro ato : Tempo Vermelho , as artistas Daniele Neves, Marlúcia França, Lorena Albuquerque e Fernanda Paz ao som percussivo de Naira Nunes, Ágatha Silva e Naiane Campanha unem-se em uma performance onde este “ser mulher” que foi se formando ao longo da apresentação entende as violências as quais é submetida e clama pela existência de seus corpos.

No quarto e último ato , intitulado de Tempo Refúgio é um momento enérgico que conta com a participação dos artistas Lucas Figueredo, Mariele Rangel e Fernanda Paz, em um formato de desconstrução sonora e tomada de poder, onde toda a constrição deste ser que se formou ao longo do sarau, agora encontra liberdade na sua forma de viver e se apresentar ao mundo.

Ao fim do sarau, que terá cerca de 1h20min, haverá ainda a apresentação musical da Dj Samdra Dee, performance do Artista Allyson Carvalho e palco aberto.

Tudo isso no sábado, 30 de novembro às 19h na Galeria do Clube dos Diários. O evento é gratuito, com distribuição de ingressos com uma hora de antecedência.

Leia também