Conecta Arte

Vitória histórica no Oscar inspira curiosidade sobre filmes piauienses

O Oscar de melhor filme estrangeiro conquistado pelo filme colocou o Brasil no mapa global

O Brasil celebrou a conquista inédita do Oscar de Melhor Filme Internacional para "Ainda Estou Aqui", no último domingo (02), em Los Angeles (EUA). Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme brasileiro mostrou o potencial cinematográfico do Brasil e gerou curiosidade sobre filmes regionais no Piauí.

O Oscar de melhor filme estrangeiro conquistado pelo filme "Ainda Estou Aqui" colocou o Brasil no mapa global. Acima de tudo, a premiação estimula os brasileiros a exploração do cinema nacional e regional. No Piauí, algumas produções que narram as peculiaridades da cultura e do povo piauiense podem ser assistidas no YouTube e são exemplos da diversidade de histórias e de cultura do país.

Foto: Reprodução
Vitória histórica no Oscar inspira curiosidade sobre filmes piauienses

Conheça alguns projetos do cinema piauiense

Alguns filmes gravados no Piauí como, Ai Que Vida" (2008), "Entre o Amor e a Razão" (2006) e "Mocambinho: O Filme" (2011), são projetos de cinema mais modestos, mas com a nobreza de preservar a identidade do povo piauiense.

"Aí Que Vida" ultrapassou os desafios da produção analógica e poucos recursos. O Filme de Cícero Filho se tornou um fenômeno com mais de 25 milhões de visualizações no YouTube, cativando com uma comédia piauiense que traz como pano de fundo uma disputa eleitoral acirrada no interior do estado e um romance atrapalhado.

Por outro lado, "Entre o Amor e a razão", também dirigido por Cícero Filho, é um drama que narra o êxodo rural, desigualdade e pobreza. Com filmagens em cidades do  Maranhão e a capital do Piauí, o longa retrata o drama de quem deixa sua terra natal em busca de uma vida melhor.

Para quem é fã de algo mais irreverente, "Mocambinho, o Filme" é uma outra indicação. O filme mergulha nos costumes urbanos e populares de Teresina. Com direção de Franklin Pires, tem como locação principal um dos bairros mais populares da capital piauiense, sendo um dos destaques do roteiro, a história de um vocalista de uma banda de "swingueira" que reencontra o irmão Claudionor, que retorna da Europa como Karina.

Leia também