Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Arte

Coluna sobre música, cultura local e nacional. Notícias, resenhas e coberturas aqui no Conecta Piauí.

Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo se prepara para lançamento de novo álbum

Grupo celebra quase uma década de atuação com 'Detrás da Serra', segundo disco de estúdio da banda
Conecta Arte

A Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo lança em abril de 2025, seu segundo álbum de estúdio, intitulado “DETRÁS DA SERRA”, fruto de experiências e aprendizados musicais vivenciados ao longo dos anos de atuação da banda. O álbum, que marca o retorno do grupo ao estúdio de gravação, mostra amadurecimento das composições, trazendo temáticas contemporâneas, mas com o compromisso permanente de valorizar os saberes tradicionais dessa cultura musical que é patrimônio do país.

Foto: Jonathan DouradoBanda de Pífanos Caju Pinga Fogo se prepara para lançamento de novo álbum
Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo se prepara para lançamento de novo álbum

Com onze faixas, sendo seis inéditas, o álbum gravado na cidade de Petrolina (PE), no estúdio do engenheiro de áudio Iago Guimarães (Casinha Lab), tem arranjos e direção musical coletiva dos integrantes da banda, direção executiva de Isabela Alves (Kariri Produções), música da pifeira piauiense Joane Faustino e homenagem ao mestre de samba chula do recôncavo baiano, João do Boi. A produção do álbum foi apoiada pelo Sistema de Incentivo Estadual a Cultura (SIEC) e patrocinada pelo Armazém Paraíba.

Foto: ReproduçãoCapa do disco 'Detrás da Serra'
Capa do disco 'Detrás da Serra'

SOBRE A BANDA
Criada em Teresina-PI, a banda atua há quase uma década na cena musical do estado e fora dela, com apresentações em festivais como Mostra Sesc Cariri de Culturas (CE); BR 135 (MA) e Semana Internacional da Música (SP), com a proposta de pesquisar e perpetuar a cultura tradicional e secular do pífano (flauta feita de taboca), produzindo a partir da vivência e realidade dos integrantes.

Na formação atual estão Rafaela Gomes (pratos), Tauana Queiroz (zabumba), Javé Montuchô (caixa/tarol), Leo Mesquita (pífano) e Beto Boreno (pífano), este integrado à banda após a gravação do álbum. Além dos shows de palco ou cortejos, com danças e brincadeiras, a Caju Pinga Fogo realizada oficinas de construção e iniciação musical no pífano, incentivando e contribuindo com a perpetuação desse saber.

Comente