Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Conecta Arte

Coluna sobre música, cultura local e nacional. Notícias, resenhas e coberturas aqui no Conecta Piauí.

Governo lança 6ª edição da Ópera da Serra da Capivara; veja detalhes da solenidade

Edição do festival deste ano terá apresentação inspirada no clássico da Disney 'O Rei Leão'

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lançou, nesta segunda-feira (15/07), a 6ª edição do festival Ópera da Serra da Capivara. A solenidade de lançamento aconteceu no auditório Sulica, na sede da Secult, Centro de Teresina. O evento acontece de 15 a 27 de julho, tendo como palco principal o cenário da Pedra Furada, anfiteatro natural esculpido pela ação dos ventos ao longo de milhares de anos.

Foto: ReproduçãoÓpera da Serra da Capivara, ato Carmen do Sertão, 2023
Ópera da Serra da Capivara, ato Carmen do Sertão, 2023

Na edição de 2024, a obra apresentada é inspirada no clássico "O Rei Leão". A peça "Onça Rainha: uma jornada de ruídos silenciosos" mescla elementos do filme da Disney com características da cultura brasileira.

A diretora-geral do evento, Sádia Castro, conversou com o Conecta Piauí sobre a peça Onça Rainha, que dá protagonismo à natureza brasileira. "Esse ano é um espetáculo belíssimo, que é um momento importante da gente falar sobre a natureza, sobre a importância da preservação e a Onça Rainha traz esse tema, essa força do feminino, da natureza, com muita sensibilidade artística, com muita técnica, com muita luz, com muita beleza. Para isso tem os shows, tem a feira de artesanato, tem a feirinha de gastronomia, é um momento muito especial no sertão do Piauí", conta.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíSádia Castro, diretora-geral
Sádia Castro, diretora-geral

O secretário de Estado da Cultura do Piauí, Carlos Anchiete, contou ao Conecta Piauí que a Ópera da Serra da Capivara fomenta o turismo da região, lotando a rede hoteleira e movimentando a economia local. "A ópera é um dos festivais que acontece aqui no estado e que traz o olhar do Brasil para o Piauí, como é o caso do Festival de Inverno, o Festival de Folguedos, que acabou de acontecer, o Festival de Rabecas no extremo sul e a Ópera tem todo esse jeito especial de ser por estar dentro de um parque. É um evento que movimenta a economia criativa, a economia negocial, a cidade já está com toda a sua rede hoteleira lotada, movimenta o turismo interno, o turismo regional, o turismo nacional, pela importância que se tem, o Brasil está de olho na Serra da Capivara nesse período", diz.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíCarlos Anchieta, secretário de Cultura
Carlos Anchieta, secretário de Cultura

Por meio de sua política de fomento cultural, a Equatorial Piauí, distribuidora de energia, se reafirma como uma das empresas que mais patrocina a cultura do Piauí, investindo em projetos culturais de norte a sul do estado, por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC), da Secretaria de Cultura do Piauí. O gerente de relacionamento da Equatorial Piauí, Mateus Melo, "A Equatorial estará presente na Ópera da Serra da Capivara não só para garantir um fornecimento de qualidade, mas também como patrocinador, através da Lei Rouanet. Só para esta ópera foram mais de meio milhão de reais investidos", explica.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíMateus de Melo, gerente de relacionamento da Equatorial Piauí
Mateus de Melo, gerente de relacionamento da Equatorial Piauí

 A prefeita do município de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, garantiu que a cidade já está pronta para receber os turistas. "A Onça Rainha é um espetáculo magnífico e a nossa cidade de São Raimundo Nonato está pronta, esperando com toda a sua rede hoteleira já lotada, os restaurantes preparados, as lanchonetes, toda a rede que compõe e que faz São Raimundo Nonato para receber bem o turista", diz.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíCarmelita Castro
Carmelita Castro, prefeita de São Raimundo Nonato 

O secretário de Estado do Turismo, José Neto Monteiro, disse que a cidade possui estrutura suficiente para receber e hospedar os turistas que irão visitar o município de São Raimundo Nonato durante o festival. "Hoje São Raimundo Nonato tem três voos, a Azul está operando muito fortemente para São Raimundo Nonato, durante três dias na semana, a gente que tem lá uma infraestrutura já capaz de absorver o turista que está chegando durante o mês de julho, durante a temporada da ópera, com um trade que está se qualificando cada vez mais, essa parceria da SETU, SEBRAE, Prefeitura, tem promovido essa qualificação do trade local, esse ano entregamos um grande hotel, que é o hotel Serra da Capivara, que é mais um equipamento que vai fortalecer esse trade local", explica.

Foto: ReproduçãoJosé Neto Monteiro, secretário de Turismo
José Neto Monteiro, secretário de Turismo

Confira a programação completa:

Nos dias 22 e 23 de julho, aconte o Festival Ópera na Cidade, em São Raimundo Nonato.

  • 22 de julho (20h): shows de Flaira Ferro e Lucas Dan, Duduca Moura;
  • 23 de julho (20h): shows de Isadora D’Lavor e Filipe Catto.

O festival acontece normalmente no dia 24 de julho, porém, sem shows e com a montagem do palco no Anfiteratro Pedra Furada.

A peça Onça Rainha será apresentada entre os dias 25 e 27 de julho, com shows de artistas nacionais ao fim de cada apresentação.

  • 25 de julho (19h): Ópera Onça Rainha e show de Lia de Itamaracá
  • 26 de julho (19h): Ópera Onça Rainha e show de Xênia França
  • 27 de julho (19h): Ópera Onça Rainha e show de Almério

 Leia mais em:

Comente