Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Conecta Arte

Coluna sobre música, cultura local e nacional. Notícias, resenhas e coberturas aqui no Conecta Piauí.

'O Poeta e Sua Hora' reúne artistas no lançamento do livro 'Lira Estilhaçada'

Evento teve em sua programação a Dj Samdra Dee, roda de poesia, banda Os Faustinos e homenagens

O evento O Poeta e Sua Hora reuniu artistas conceituados em Teresina em sua 46ª edição, batizada de 'Inéditas', realizada na noite desta sexta-feira (07/06) no Espaço Cultural Casa de Soraya, localizado no bairro Horto, zona Leste de Teresina. O evento, que conta com apoio da Caixa Econômica e do Governo Federal, teve o lançamento do livro 'Lira Estilhaçada', do poeta Luiz Valadares, além de uma programação repleta de música e declamação de poesia.

Foto: Pedro Melo / Conecta Piauí4ª edição do evento O Poeta e Sua Hora
4ª edição do evento O Poeta e Sua Hora

A idealizadora do evento, Soraya Guimarães, contou ao Conecta Piauí, que o evento possui como intenção fazer com que a literatura local chegue mais facilmente até o público. "Nós temos esse viés de lançamento. Temos essa vontade e curiosidade de conhecer esses poetas, e nossa ideia é essa: de que cada vez mais a literatura tenha essa facilidade de chegar a alguém, porque ler é importante", explica.

Foto: Pedro Melo / Conecta PiauíSoraya Guimarães
Soraya Guimarães

O poeta Luiz Valadares conversou com o Conecta Piauí sobre o livro, que é seu primeiro lançamento. "O livro é um apanhado, uma antologia da minha produção, desde tempos mais antigos até os dias mais atuais. Ele começa com temas mais poeris, passando depois por temas eróticos, outros com cunho social", esclarece.

Foto: Pedro Melo / Conecta PiauíLuiz Valadares
Luiz Valadares, autor do livro 'Lira Estilhaçada'

A Dj Samdra Dee também foi uma estreante no evento, apresentando um setlist misto, com jazz, mpb e músicas de matriz africana, muitas vezes mesclando os gêneros com elementos da música eletrônica. A Dj contou ao Conecta Piauí que também está adentrando no mundo literário. "Estou muito honrada de participar desse evento. Sou nova na literatura e em breve lançarei um livro, então estou bem empolgada para tocar e estou aqui para mostrar uma poesia minha e participar do sarau", diz.

Foto: Pedro Melo / Conecta PiauíDj Samdra Dee
Dj Samdra Dee

Integrantes da banda Os Faustinos, que foi formada para tocar nos eventos do evento O Poeta e Sua Hora, também conversou com o Conecta Piauí sobrre seu repertório, como explica o baterista e vocalista Rubens Figueiredo. "Fizemos um apanhado de várias canções clássicas dos anos 70 e 80, e no final do repertório teremos uma sessão especial de Djavan.", comenta. "A gente tem uma sessão de músicas do Clube da Esquina maravilhosa, com Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes. Música Popular Brasileira é o forte dessa banda", diz o baixista Thalys Cardeal.

Foto: ReproduçãoBanda 'Os Faustinos'
Banda 'Os Faustinos'

O evento contou ainda com Roda de Poesia & Tambores e uma homenagem especial a Élio Ferreira, poeta homenageado na noite, que faleceu em 11 de abril de 2024 em Teresina. Élio era natural do município de Floriano e, além de poeta, era ensaísta e professor de literatura na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O poeta publicou os livros 'Canto sem viola' (1982), 'O contra-lei' (994), 'América Negra' (2004), entre outros.

As homenagens com poesia da noite foram apresentadas por Carlos Galvão, Demétrios Galvão, Feliciano Bezerra, João Batista, João Henrique, Lucas Rolim, Manoel Ciriaco, Nicolas Behr, Nilton Vidal, Psico Afrodite, Samdrade, Thiago e Kilito Trindade.

Comente