Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Arte

Coluna sobre música, cultura local e nacional. Notícias, resenhas e coberturas aqui no Conecta Piauí.

Sarau Duna: projeto mistura poesia e experimentações sonoras em Teresina

Duna conecta o trabalho literário da artista Fernanda Paz a sons experimentais feitos coletivamente
Conecta Arte

O Sarau Duna “Poéticas de Corpo e Experimentos Sonoros” é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo, através da Fundação Municipal de Cultura (FMC), que traz em seu cerne três elementos: textos poéticos, música e performance. Duna conecta o trabalho literário da multiartista Fernanda Paz a sons experimentais construídos coletivamente e a performances nascidas de pesquisas que buscam uma interseccionalidade entre mulheres, com o objetivo de refletir sobre questionamentos que perpassam suas vidas.

Foto: ReproduçãoSarau Duna
Sarau Duna

A apresentação se divide em quatro tempos poéticos, sonoros e estéticos:

Para o primeiro ato, intitulado Tempo Sensível, teremos Fernanda Paz  e Isadora Duarte  numa composição intimista trazendo quatro textos com construções sonoras criadas por ambas, como o nascimento de um “ser mulher” tentando se encaixar na dialética da sociedade patriarcal vigente.

No segundo ato, denominado de Tempo Imaterial, os artistas Fernanda Paz, Marielle Rangel, Nelson Moura, Lis Andrade, Pedro Freitas e Marco Pinagé trarão à tona uma pesquisa sonora com materiais diversos, de forma imersiva e intensa, esse momento de experimentar a arte de sentir os sons e suas texturas busca mostrar a transição desse “ser mulher” que outrora tentava se encaixar e agora sente-se em expansão.

Partimos para o terceiro ato: Tempo Vermelho, as artistas Daniele Neves, Marlúcia França, Lorena Albuquerque e Fernanda Paz ao som percussivo de Naira Nunes, Ágatha Silva e Naiane Campanha unem-se em uma performance onde este “ser mulher” que foi se formando ao longo da apresentação entende as violências as quais é submetida e clama pela existência de seus corpos.

No quarto e último ato, intitulado de Tempo Refúgio é um momento enérgico que conta com a participação dos artistas Lucas Figueredo, Mariele Rangel e Fernanda Paz, em um formato de desconstrução sonora e tomada de poder, onde toda a constrição deste ser que se formou ao longo do sarau, agora encontra liberdade na sua forma de viver e se apresentar ao mundo. 

Ao fim do sarau, que terá cerca de 1h20min, haverá ainda a apresentação musical da Dj Samdra Dee, performance do Artista Allyson Carvalho e palco aberto.  

Tudo isso no sábado, 30 de novembro às 19h na Galeria do Clube dos Diários. O evento é gratuito, com distribuição de ingressos com uma hora de antecedência.

Comente