Secult lança Cartilha do Patrocinador do Siec nesta sexta (06) no auditório Sulica
Evento tem como objetivo apresentar documento elaborado para orientar empresas patrocinadorasA Secretaria da Cultura do Piauí (Secult) promove, nesta sexta-feira (06/11), às 11h, no auditório Sulica, na sede do órgão, o lançamento da Cartilha do Patrocinador do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec). O evento tem como objetivo apresentar o documento, que foi elaborado para orientar empresas patrocinadoras e potenciais patrocinadores sobre as diretrizes do Siec, instituído pela lei nº 4.997, de 30 de dezembro de 1997.

A cartilha detalha o funcionamento do sistema, incluindo os benefícios sociais e midiáticos, requisitos, benefícios fiscais e informações sobre o público-alvo. Por meio do Siec, projetos culturais recebem apoio financeiro via dedução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido pelos patrocinadores. Essa iniciativa busca estimular a criação e produção cultural no estado, além de preservar o patrimônio histórico e cultural do Piauí.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O Siec abrange diversas áreas culturais, como música, artes cênicas, fotografia, cinema e vídeo, artes plásticas e gráficas, folclore, artesanato, literatura, patrimônio histórico, artístico e ambiental. Anualmente, é destinado 0,5% do orçamento estadual para a execução dos projetos, que são analisados e aprovados pelo Conselho Deliberativo do Siec, composto por representantes da sociedade civil e órgãos governamentais.
Em 2024, o sistema já registrou a aprovação de 334 projetos em todo o estado, promovendo um impacto significativo na valorização e desenvolvimento das expressões culturais do Piauí.
A secretária da Cultura do Piauí, Ingrid Persi, destacou a importância do Siec e da nova cartilha. "O Sistema de Incentivo Estadual à Cultura é um marco no fomento às expressões culturais e à preservação do nosso patrimônio. Com a Cartilha do Patrocinador, esperamos ampliar o entendimento das empresas sobre os benefícios e responsabilidades desse mecanismo, fortalecendo ainda mais a parceria entre cultura e iniciativa privada para levar cultura a todas as regiões do Piauí", completou a gestora.
