Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Arte

Coluna sobre música, cultura local e nacional. Notícias, resenhas e coberturas aqui no Conecta Piauí.

Unidos da Campo Sales vira destaque do carnaval de rua em Teresina

Bloco reúne famílias, resgata o carnaval de antigamente e movimenta a zona Sul da capital

O que começou como um encontro simples de vizinhos, reunidos na calçada de casa para brincar o carnaval como antigamente, ganhou proporções inesperadas e se transformou em um dos maiores bloquinhos de rua de Teresina. Assim nasceu o Unidos da Campo Sales, que tomou conta das ruas na noite deste sábado e reuniu famílias, amigos e foliões de todas as idades.

Segundo a organizadora Amanda Augusta, a ideia surgiu com o desejo de resgatar a convivência entre vizinhos e a essência do carnaval de rua, gratuito e acessível. “O que a gente queria era resgatar aquela coisa dos vizinhos reunidos conversando na calçada, podendo brincar o carnaval como antigamente, na rua, gratuitamente. Olha, surgiu uma música, né? O Anderson Nóbrega e o Lázaro do Piauí fizeram um samba, da Unidos da Campo Sales. E a letra desse samba era falando das memórias do Anderson de menino, de ponta a ponta aqui da Campo Sales. E aí isso viralizou entre os moradores e ex-moradores, gerou a comoção, gerou a vontade da gente se unir, aquela coisa que mexeu com o coração”, afirmou.

O crescimento do bloco também é marcado pela presença de moradores antigos da região, como Tânia Arrais, que acompanhou o nascimento da iniciativa e hoje participa com toda a família. “Que aqui é a casa da minha avó, que é a casa da minha tia. Então a gente veio e todo mundo começou a vir, aquela coisa, aquela brincadeira maravilhosa, brincadeira sadia. Você pode trazer seus filhos, netos, bisnetos, amigos”, disse.

O Unidos da Campo Sales também atrai foliões de outros blocos da cidade. É o caso de Micherlanny Sobral, que integra o bloco Patrão da Beka e fez questão de prestigiar a festa. “Nossa, nota 10. Esse não pode parar. Igualmente também aos outros blocos de Teresina, porque Carnaval em Teresina é os blocos que estão movimentando, então, é muito importante”, destacou.

Entre os foliões estava ainda Dona Rosângela, que mesmo aposentada segue no meio da animação e da família. “São meus sobrinhos e eu estou no meio, né? Gosto deste meio aqui, de família. O que é melhor é como chega gente como vocês, é assim”, comentou.

A programação da noite contou com apresentações da Banda Mocinha, Beba do Samba e Zé Roraima, que animaram o público do início ao fim. E o clima familiar foi reforçado com um espaço de recreação infantil, pensado especialmente para que pais e mães pudessem curtir a folia enquanto as crianças se divertiam com segurança.

A iniciativa partiu de Graciane, que explicou como surgiu a ideia. “Bom, eu comecei na pandemia com a recração infantil através da minha filha. Ela tem seletividade alimentar e tals, e aí eu comecei a desenvolver atividades pra ela. E eu achei uma forma de lucrar com isso, trazendo pra outras crianças essas atividades. E aí quando os pais estão na folia, as crianças estão aqui se divertindo, fazendo as atividades”, relatou.

Com música, memória afetiva e espírito comunitário, o Unidos da Campo Sales se consolida como um bloco que vai além da festa e reforça o carnaval como um espaço de convivência, inclusão e tradição em Teresina.