Secretário é exonerado após aparecer em vídeo dos 'amostradinhos da Havan'
O caso aconteceu em março deste ano, na loja da Havan
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Presidente Figueiredo, no Amazonas, Cláudio José Ernesto Machado, conhecido como “Engenheiro Machadão”, foi exonerado do cargo nesta segunda-feira (14/04), após ser identificado em um vídeo divulgado pela rede de lojas Havan, que mostra supostos furtos registrados em unidades da empresa pelo Brasil.
A exoneração foi confirmada pela Secretaria Municipal de Comunicação e será oficializada na próxima edição do Diário Oficial do Município. O vídeo, intitulado “Amostradinhos de Março”, mostra o momento em que Cláudio, supostamente, troca a embalagem de um produto com valor de R$ 749,90 por outra com preço de R$ 129,90, numa tentativa de pagar menos.
O caso aconteceu em março deste ano, na loja da Havan em Manaus, e foi registrado no quadro mensal publicado nas redes sociais da empresa, que exibe imagens de segurança com situações suspeitas ocorridas nas megalojas da rede.
Segundo a Havan, sempre que há possibilidade, os suspeitos são abordados na hora e os órgãos de segurança acionados. Quando isso não é possível, os casos são formalizados por meio de boletins de ocorrência e encaminhados para investigação policial.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informou que o caso envolvendo o ex-secretário foi registrado no 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e que o inquérito já foi concluído e encaminhado à Justiça.
Após a repercussão, Cláudio Machado divulgou uma nota negando qualquer intenção de praticar ato desonesto. Em sua defesa, ele afirmou que sempre agiu com honestidade e se mostrou aberto a esclarecimentos. “Se houve algum mal-entendido, estou à disposição para resolver tudo de forma transparente”, disse.
O ex-secretário também relatou estar tomando medidas jurídicas para lidar com o que chamou de "exposição excessiva de sua imagem" e afirmou confiar na justiça para esclarecer os fatos.