Jovem desaparecido no Pico Paraná é encontrado com vida após cinco dias na mata
Roberto sumiu na manhã de quinta-feira, quando se separou do grupo durante a descida da trilhaO jovem Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, que estava desaparecido no Pico Paraná, ponto mais alto da Região Sul do Brasil, foi localizado com vida na manhã desta segunda-feira (05/01). Ele havia sumido durante uma trilha realizada após a virada do ano, enquanto subia a montanha acompanhado de uma amiga.
A confirmação do resgate foi feita pela Polícia Civil do Paraná. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), Roberto foi encontrado na região do município de Antonina, após permanecer cinco dias na mata, e será encaminhado para atendimento médico no hospital da cidade.
As buscas mobilizaram uma grande operação, envolvendo equipes do Corpo de Bombeiros, grupos especializados em resgate em áreas de difícil acesso e voluntários experientes que conhecem a região da Serra do Ibitiraquire, onde fica o Pico Paraná.
O desaparecimento
Roberto sumiu na manhã de quinta-feira (1º/1), quando se separou do grupo durante a descida da trilha. Desde então, buscas terrestres e aéreas vinham sendo realizadas em uma área considerada extremamente técnica, marcada por mata fechada, trechos íngremes, penhascos, escadarias de pedra, grampos metálicos e mudanças bruscas de clima.
O desaparecimento levou o Instituto Água e Terra (IAT) a restringir temporariamente o acesso ao Parque Estadual Pico Paraná, justamente para evitar riscos adicionais e facilitar o trabalho das equipes de busca.
A Polícia Civil acompanhava o caso e havia aberto procedimento para apurar as circunstâncias do desaparecimento, tratado inicialmente como um incidente em ambiente natural. O Pico Paraná, com 1.877 metros de altitude, é conhecido por exigir alto preparo físico e experiência em montanhismo.