Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasil

Notícias que geram repercussão no Brasil no seu portal Conecta Piauí

Polícia Federal determina retorno de Eduardo Bolsonaro ao cargo de escrivão

Sem mandato desde dezembro, ex-deputado é convocado a reassumir imediatamente a função na corporação
Redação

A Polícia Federal (PF) determinou, nesta sexta-feira (02/01), o retorno imediato de Eduardo Bolsonaro ao cargo de escrivão da corporação, função que ele ocupava antes de ingressar na política e da qual estava afastado desde que assumiu o mandato de deputado federal. A medida foi oficializada por meio de ato administrativo publicado no Diário Oficial da União (DOU). 

O documento assinado pela direção de Gestão de Pessoas da PF declara oficialmente encerrado o afastamento concedido para exercício de mandato eletivo, que foi declarado extinto em 19 de dezembro de 2025, após a cassação do mandato parlamentar de Eduardo Bolsonaro pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados devido a faltas reiteradas às sessões deliberativas. 

Com a publicação, a PF determina que Eduardo Bolsonaro, que é servidor de carreira da instituição desde 2010 e estava lotado na Delegacia da Polícia Federal em Angra dos Reis (RJ), reassuma imediatamente suas funções no quadro da corporação. O ato ressalta que ausências injustificadas poderão resultar em medidas administrativas e disciplinares cabíveis. 

A determinação tem caráter de regularização da situação funcional, e não apenas simbólico, conforme o texto do ato declaratório, que enfatiza a necessidade de apresentar-se ao serviço após o término do afastamento político. 

Até o momento, Eduardo Bolsonaro não se pronunciou oficialmente sobre a determinação, e sua localização atual enquanto nos Estados Unidos, onde esteve desde o ano passado, ainda não foi confirmada em relação ao cumprimento imediato da ordem.