Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasília

No Conecta Brasília, você mergulha nos bastidores do poder. Aqui, política é tratada com seriedade, clareza e um olhar apurado sobre os bastidores que moldam decisões no Congresso, no Planalto e além. Acompanhe análises, furos e conteúdos exclusivos sobre os caminhos, muitas vezes silenciosos, que definem os rumos do Brasil.

Câmara dos Deputados autoriza concurso público para cargos efetivos

Edital vai definir número de vagas para Analista e Técnico Legislativo em diversas áreas

A Câmara dos Deputados vai abrir um novo concurso público para provimento de cargos efetivos. A autorização foi anunciada nesta quinta-feira (11) pelo presidente da Casa, Hugo Motta, durante a cerimônia de apresentação da nova Mesa Diretora e da agenda de trabalho para o triênio 2025-2027. Horas depois, a decisão foi publicada em edição extra do Diário da Câmara dos Deputados.

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos DeputadosCâmara dos deputados
Câmara dos deputados

De acordo com a autorização, o certame contemplará vagas para Analista Legislativo e Técnico Legislativo. Entre as áreas de atuação para Analista estão: Registro e Redação, Processo Legislativo e Gestão, Comunicação Social, Documentação e Informação Legislativa, Museologia, Engenharia e Medicina. Já para Técnico Legislativo, haverá oportunidades para Policial Legislativo Federal e Assistente Legislativo e Administrativo.

A definição do número de vagas imediatas, assim como a formação de cadastro de reserva, ficará a cargo do edital, que será divulgado em breve. O concurso é aguardado com expectativa, já que a última seleção para cargos efetivos na Câmara ocorreu há alguns anos e o preenchimento de novos postos é visto como essencial para fortalecer o trabalho legislativo.

A autorização do certame faz parte da agenda estratégica da nova gestão da Mesa Diretora, que pretende modernizar a estrutura administrativa da Câmara e valorizar o corpo técnico que atua no suporte às atividades parlamentares.

Comente