Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasília

No Conecta Brasília, você mergulha nos bastidores do poder. Aqui, política é tratada com seriedade, clareza e um olhar apurado sobre os bastidores que moldam decisões no Congresso, no Planalto e além. Acompanhe análises, furos e conteúdos exclusivos sobre os caminhos, muitas vezes silenciosos, que definem os rumos do Brasil.

Lula autoriza consulta pública sobre fim da obrigatoriedade de autoescolas

Ministério dos Transportes estima redução de até 80% no custo para obter CNH
Conecta Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu aval para que o Ministério dos Transportes avance com a proposta que prevê o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão foi confirmada nesta quarta-feira (1º), em Brasília. As informações são do portal Metrópoles.

Foto: Reprodução/InternetLula autoriza consulta pública sobre fim da obrigatoriedade de autoescolas
Lula autoriza consulta pública sobre fim da obrigatoriedade de autoescolas

Com a autorização, a pasta abrirá nesta quinta-feira (2) uma consulta pública para receber sugestões da sociedade sobre a medida. As contribuições poderão ser enviadas pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), defende que a mudança permitirá uma redução significativa nos custos para os candidatos. A estimativa é de que os valores da CNH para categorias A (motocicletas) e B (carros de passeio) fiquem até 80% mais baixos.

A proposta prevê que o curso teórico continue obrigatório, mas com formatos alternativos: presencial em centros de formação, ensino a distância em empresas credenciadas ou em plataforma digital da Senatran. Apesar do apoio do governo, a medida enfrenta resistência do setor de autoescolas, que estima o fechamento de cerca de 15 mil empresas em todo o país.

Comente