'A LNF não era o melhor caminho agora', afirma diretor de futsal do CAP
Segundo Rodrigo Batista, CAP recebeu convite para a LNF 2026, mas optou por permanecer no BrasileiroO Atlético Piauiense chegou a receber um convite para disputar a Liga Nacional de Futsal (LNF) para temporada 2026, mas optou por recusar a proposta. A informação foi confirmada pelo diretor de futsal do clube, Rodrigo Batista, que explicou os motivos da decisão e garantiu a permanência da equipe no Campeonato Brasileiro de Futsal, organizado pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).
Segundo o dirigente, a avaliação interna da participação na "LNF Silver", foi de que não seria vantajoso para o clube disputar uma divisão inferior logo após a conquista do título do Campeonato Brasileiro de Futsal em 2025, feito inédito para o futsal piauiense.
Recebemos sim esse convite para jogar a Liga Nacional (de Futsal). Tive conversas com o presidente (Edson Sá) e, para nós, não era satisfatório sairmos do título de “campeão brasileiro” para ir para a Segunda Divisão da LNF — explicou Rodrigo.
Além da questão esportiva, o dirigente revelou que a CBFS sinalizou mudanças importantes para a próxima edição do Campeonato Brasileiro, com a promessa de um nível técnico mais elevado e a presença de clubes tradicionais do futsal nacional.
"Então, assim, tivemos conversas e preferimos ficar no Campeonato Brasileiro. É uma competição que a CBFS prometeu que vai vir muito forte, com mais times de tradição ainda no futsal, e a gente confirmou, sim, essa ida para o Campeonato Brasileiro para o segundo ano seguido", completou o diretor.
Com a decisão, o CAP seguirá defendendo o título nacional em 2026 e reforça o projeto de consolidação entre as principais forças do futsal brasileiro, mantendo o foco em competições organizadas pela CBFS e na continuidade do trabalho que rendeu a conquista histórica na temporada passada. Para esse ano, o foco nas competições nacionais começa em fevereiro, com o início da disputa da Copa dos Campeões, em Erechim.