Atlético Piauiense aposta em gestão profissional e amplia estrutura no estado
O presidente do CAP, Edson Sá, destaca que a trajetória recente é marcada pelo foco no aprendizadoFundado em 2019, o Clube Atlético Piauiense (CAP) rapidamente se consolidou como uma das principais referências no futebol do Piauí, sobretudo pela sua proposta de profissionalização da gestão esportiva e investimentos estruturais. O presidente da equipe, Edson Sá, destaca que a trajetória recente é marcada pelo foco no aprendizado contínuo e na qualificação administrativa, essenciais para o desenvolvimento sustentável do clube.

“Estamos iniciando nossa caminhada na gestão de um clube de futebol, embora já estando à frente desde 2019, mas buscando sempre aprender, participando dos congressos, fazendo intercâmbio com outros clubes e possibilitando assim obter maior conhecimento para a tomada das melhores decisões”, afirmou o dirigente, que recentemente participou do Conferência Nacional de Futebol (CONAFUT), evento que reúne os principais gestores esportivos do país.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A criação do Atlético Piauiense surgiu como resposta à necessidade de fortalecer o futebol de base no estado. Antes mesmo da fundação do clube, Edson Sá já integrava projetos locais e conquistou importantes títulos nas categorias de base, como o tricampeonato piauiense pela Escolinha Fla.
“O nascimento do Atlético Piauiense decorre da vontade, do desejo, do amor de muitos pais de ver a base do futebol piauiense ser fortalecida. Precisava nascer um clube para desenvolver o alto rendimento de uma geração de atletas que prometia entregar muito, como de fato se confirmou”, relembrou.
Atualmente, o CAP é reconhecido não apenas pelos resultados em campo, mas também pela organização fora dele. O clube adota práticas de gestão inspiradas no modelo empresarial, com todo o recurso arrecadado sendo reinvestido em sua estrutura e atividades.
“Aqui no Atlético Piauiense, o que fazemos é tratar de forma muito profissional, embora sendo um clube associativo, mas ele é tratado como um clube-empresa. [...] Temos uma sede administrativa muito acolhedora, uma sede social moderna que acolhe o time profissional feminino e uma estrutura na base, com convênios com a UESPI e a AABB”, explicou o presidente.
Um dos diferenciais mais destacados é a estrutura logística, considerada inédita no futebol piauiense e rara até mesmo na região Nordeste. O CAP possui atualmente quatro veículos — dois ônibus e duas vans — que garantem transporte próprio para todas as categorias de base, facilitando deslocamentos para competições e treinamentos.
“Fizemos uma estrutura de logística que nenhum clube aqui do estado do Piauí tem, e dificilmente até um clube da região nordeste dispõe”, ressaltou Edson Sá.
Assista o vídeo: