Piauienses participam da 45ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo em Rondônia
O Portal Conecta Piauí conversou com alguns atletas piauienses que já estão em RodôniaA Seleção Piauiense de Ciclismo participa da 45ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, em Porto Velho, Rondônia, neste fim de semana, de 18 a 20 de agosto. Com 25 atletas de alto nível técnico, preparados para pedalar nas três disciplinas da competição, a expectativa é que o Piauí conquiste mais medalhas.
O Portal Conecta Piauí conversou com alguns atletas piauienses que já estão em Rodônia se preparando para a competição.

Lucas Melo, um dos mais experientes da delegação, é professor, criador da LM assessoria de ciclismo e um dos ciclistas mais vitoriosos do Piauí. "Sou atleta da seleção piauiense na categoria Master A. Essa é minha sexta copa Norte Nordeste. Fui o último atleta piauiense a conquistar uma medalha na categoria elite. Este ano estarei participando na categoria master por idade e as expectativas são as melhores", disse Lucas.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Outro destaque do ciclismo é o renomado Emanuel Rabelo, mais conhecido como Kiko, que participa da sua 15ª copa. "Eu sou da categoria Master A. Ano passado, nessa mesma copa em Recife, eu conquistei uma medalha de prata, um quarto colocado e esse ano a expectativa é estar melhor ainda para representar muito bem nosso estado, juntamente com a seleção, e trazer os melhores resultado possíveis", pontuou.

Mais um atleta piauiense também busca o pódio. Hytalo Rafael, da categoria júnior, participa de sua segunda copa. "A expectativa é muito boa, venho treinando já há mais de um ano, já fiz o reconhecimento do percurso, estou andando muito bem e as expectativa para essa copa são as melhores. Tentar trazer bons resultados e trazer a medalha para o Piauí", afirmou.

Primeira vez na competição
Com apenas um ano no ciclismo, Alexandre Noleto também foi convocado para a competição. "Minha categoria é uma categoria master B, que é entre 40 e 45 anos, e eu tive já essa alegria, essa honra de ser convocado para defender Piauí nessa copa nordeste aqui em Porto Velho, Rondônia. Então, vai ser minha primeira Copa Norte Nordeste, a primeira competição inrestadteual", contou.

Ao Conecta Piauí, Alexandre destacou ainda a sua expectativa para participar da competição. "A expectativa é de ganhar experiência com a competição de nível altíssimo, mas ao mesmo tempo eu treinei bastante focado para essa competição, então, a gente tem a esperança de marcar pontos ou conquistar uma medalha para o Piauí", completou.
Piauí na Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada
O Piauí tem tido um ótimo retrospecto nos últimos anos, em conquistas de medalhas e em melhoria na classificação por estado. Em 2021, foi o 5º colocado na copa, realizada em Tocantins. O inédito 3º lugar geral no ano passado deixou ainda mais motivação para cada um dos atletas. O Piauí só ficou atrás da seleção baiana, campeã, e da vice-campeã, a paraense.
O evento começa na sexta-feira (18), a partir das 14 horas, onde acontece a prova de Contrarrelógio Individual (CRI). No sábado, a prova de Resistência, a partir das oito horas da manhã, e no domingo, no mesmo horário, começam as provas de Circuito. Ao meio-dia, a premiação e o encerramento, por volta de 13 horas.
A Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada é a maior competição das regiões e visa o desenvolvimento esportivo e a descentralização do ciclismo de estrada nacional através de todos os estados envolvidos. As provas são realizadas envolvendo atletas desde as categorias de base, que contempla as categorias Infantojuvenil, juvenil e júnior, de 12 a 18 anos, até os mais experientes das categorias master e elite.
"Nossa expectativa é que o Piauí seja campeão dessa Copa Norte Nordeste. Tendo em vista que no último campeonato foi terceiro. A gente trouxe uma delegação grande com 25 atletas fortes, e a gente tá com a expectativa de levar o título para o Piauí" finalizou Alexandre Noleto.
