Conecta Podcast

Scheiwann destaca Polícia Militar do Piauí como uma das menos letais do Brasil

Ao Conecta Podcast, o comandante falou de operações, concurso para a categoria e cursos de formação

O Conecta Podcast recebeu o Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Scheiwann Lopes, para um bate-papo sobre a segurança pública do estado e as ações que a corporação tem tomado para evitar e combater crimes, trazendo mais segurança aos cidadãos piauienses.

Foto: Conecta Piauí
Scheiwann Lopes, Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí

Durante a entrevista, o Scheiwann falou que um dos objetivos da PMPI é reduzir cada vez mais os índices de criminalidade no estado. A intenção é chegar a níveis de países europeus. Para isso, o estado tem investido no reforço de efetivo policial, reforço na tecnologia e com as frentes de trabalho.

"O governador não quer só a sensação. Ele quer, além da sensação, ter a segurança de fato. Nós queremos atingir níveis de estado de primeiro mundo, níveis da Europa. A gente busca níveis aceitáveis, que são explicáveis. Claro, ninguém é um tópico aqui de dizer que vai zerar. Seria ótimo. Estamos trabalhando para zerar. Mas a gente sabe que é praticamente inatingível zerar os homicídios em um ano. Mas a gente tem ali números aceitáveis e compreensíveis no estado de democracia de direito. Não que é aceitável que a gente vá se conformar, porque toda vida importa", fala o comandante.

Finalizando a entrevista, Scheiwann destacou que a Polícia Militar do Piauí é a menos letal do Brasil, trazendo mais confiança para a população durante as operações e efetividade nas ações.

"Nós somos o segundo estado menos letal do Brasil, mas nós temos destaque de primeiro lugar. Se por um lado nós somos a segunda polícia menos letal em termos proporcionais de população e polícia, no outro lado nós somos o melhor, porque nós somos a polícia que mais aumentou a produtividade. Ou seja, quando você parte para uma operação, você está exposto, lamentavelmente, a matar ou morrer, ou agredir, ferir, se lesionar. É natural. É explicável durante a atuação policial o risco de usar arma de fogo", destaca.

Foto: Conecta Piauí
Scheiwann Lopes, Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí

Após diversas operações e programas voltados para a segurança, como a recuperação de celulares e a de combate aos rolezinhos de motos, Scheiwann comentou que o Piauí tem se tornado referência para que outros estados adotem medidas semelhantes.

"Várias polícias no Brasil, tanto a militar como a civil, praticamente todos os estados, vieram aqui ao Piauí, beber da fonte, aprender com o Piauí. É como o governador falou, a gente tem que buscar ser referência. Então, eles vieram aqui entender o case de sucesso do projeto de recuperação de celulares. É natural, vivemos essa competição saudável, de buscar ser o melhor. Estamos dando esse novo tom da inteligência artificial, de investimento em tecnologia. É desenvolver soluções que possam ser implementadas em outros estados que trazem resultados", destaca.

Para assistir à matéria completa como o Coronel Scheiwann Lopes, acesse o link do Conecta Podcast :

Leia também