Conecta Podcast aborda como a leitura tem ajudado na ressocialização de presos
Projeto "Leitura Livre", adotado pela SEJUS, incentiva a adoção de livros em presídios do PiauíO Conecta Podcast conversou com Antônia Moura e Aparecida Franco, representantes da Secretaria de Justiça, sobre como a adoção de livros tem ajudado na ressocialização de internos do sistema prisional do Piauí. Através do projeto "Leitura Livre", a SEJUS tem o objetivo de promover o acesso à leitura, para que, de forma humanizada, os detentos possam remir sua pena.

"Cada unidade penal tem um professor que fica na condução desse projeto. A cada mês, o professor seleciona os livros. E aí entra nos pavilhões com o carrinho de livros e oferece os livros para os internos. Os internos têm a liberdade de escolher o livro. Eles escolhem o livro e aí eles têm entre 21 dias e 30 dias para ficar com esse livro. Depois desses 21 dias, eles vão para a sala de aula onde eles vão produzir um resumo e falar daquele livro", explica Antônia Moura.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O trabalho dos educadores da SEJUS acontece diariamente e, segundo Aparecida Franco, os resultados de projetos de ressocialização são constantemente.
"Trabalhar com esse público é muito interessante, afinal, a gente faz um trabalho e a gente já pensa logo quando a gente vai trabalhar. Então, trabalhar com o sistema prisional é algo, assim, muito gratificante, porque os resultados são sempre surpreendentes e a gente cumpre metas. É super importante porque é um público bem atípico e que requer toda uma tratativa, todo um cuidado, todo um planejamento, todo um trabalho que é feito de forma bem planejada para que a gente possa conseguir os êxitos", comenta a representante.
Confira a entrevista completa no YouTube do Conecta Piauí: