Neurologista explica as causas do AVC e tira dúvidas sobre cuidados e prevenções
Em entrevista, o Dr. Tibério Borges e abordou detalhes da doença que mais mata no BrasilO especialista em Neurologia Vascular, doutor Tibério Borges, concedeu entrevista ao Conecta Podcast e tirou dúvidas além de alertar a população sobre os cuidados e prevenções contra o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Na oportunidade, o especialista abordou as causas do acometimento e os motivos da doença ter se tornado uma das que mais mata pessoas de várias faixas etárias no Brasil.

Conforme dados da Sociedade Brasileira de AVC (SBAVC), em 2023 foi registrado 110.818 óbitos por AVC, representando uma redução em relação aos 115.090 casos de 2022. Ainda assim, Tibério Borges explica que o estilo de vida e fatores de risco das pessoas são uma das principais causas para sofrer com a doença.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
“O AVC aumenta com a idade, onde se tem maiores fatores de risco, e o principal a hipertensão arterial, ou seja, a pressão alta. Mas também tem a diabetes, sedentarismo, colesterol aumentado, tabagismo. Quanto mais fatores de risco se tem, maior risco de se ter um AVC. O próprio envelhecimento também é um fator de risco para o AVC”, abordou o especialista.
Durante a entrevista o doutor comentou sobre o caso da jornalista piauiense Eli Lopes, a qual sofreu episódio de AVC recentemente. Conforme Tibério Borges, algumas alterações silenciosas podem levar ao AVC, e casos assim devem ser investigados para evitar um quadro repentino.
“As alterações podem acontecer durante o sono, alguma arritmia, ela leva à um coágulo e esse coágulo vai para o cérebro. Alterações silenciosas que estavam às vezes sem alguma manifestação, um caso já com algum grau de gordura, entupimento. Isso só vai ser percebido ao despertar, não necessariamente a pessoa tem que despertar quando acontece, porque o AVC, principalmente o isquêmico, ele não traz dor”, descreveu.