Em Pauta

Piauí gera quase 3 mil empregos em fevereiro; uma nova vaga a cada 13 minutos

Fevereiro trouxe números positivos para os cinco principais setores da economia estadual

O mercado de trabalho formal segue aquecido no Piauí. Em fevereiro, o estado registrou um saldo positivo de quase 3 mil novas vagas com carteira assinada, resultado de 14,9 mil admissões e 11,9 mil desligamentos no mês, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Isso significa que, em média, uma nova vaga foi criada a cada 13 minutos.

No acumulado do primeiro bimestre de 2025, o saldo de empregos formais no estado já chega a 2 mil novas vagas. Considerando os últimos 12 meses, esse número salta para 14 mil postos de trabalho, elevando o total de trabalhadores com carteira assinada no Piauí para 363,6 mil pessoas.

Foto: Reprodução
Carteira de trabalho digital

Setores em alta

Fevereiro trouxe números positivos para os cinco principais setores da economia estadual. O setor de Serviços liderou a geração de empregos, com 1.725 novas vagas, seguido pela Agricultura (518), Construção (414), Comércio (257) e Indústria (80).

Quem mais conseguiu emprego?

Os novos postos de trabalho foram ocupados, em sua maioria, por homens (1.013 vagas) e por pessoas com ensino médio completo (1.490 vagas). Jovens entre 18 e 24 anos foram os mais beneficiados, com um saldo positivo de 1.452 novas oportunidades.

Teresina puxa a fila

Entre os municípios piauienses, Teresina se destacou, com 1,3 mil novos empregos formais em fevereiro, consolidando um estoque de 225,7 mil postos de trabalho com carteira assinada. Outras cidades que também registraram saldo positivo foram Baixa Grande do Ribeiro (256 vagas), Bom Jesus (220), Santa Luz (116) e Cristino Castro (115).

O resultado confirma a retomada do crescimento do emprego formal no estado, impulsionado pela diversificação econômica e pela demanda crescente em setores estratégicos.

Leia também