Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade pelo jornalista João Henrique no Conecta Piauí.

Cidade piauiense é campeã nacional em números de celulares por habitantes

O pequeno município tem menos de 2.400 habitantes, mas cada habitante possui em média três celulares
Em Pauta

Olho D'Água do Piauí vai completar 30 anos de fundação ano que vem e a cidade, distante pouco mais de 100 km ao Sul de Teresina, tem menos de 2,4 mil habitantes, ficando entre os 250 menores municípios do país, sem nenhum potencial econômico. Na verdade, quase 100% das receitas que movimentam a cidade são oriundas de fontes externas, como FPM e Bolsa Família. A renda per capita não chega a mil reais. 

Foto: Aric Leite/Conecta PiauíCidade piauiense é campeã nacional em números de celulares por habitantes
Cidade piauiense é campeã nacional em números de celulares por habitantes

No entanto, mesmo sendo considerado minúsculo no cenário nacional, quanto estadual, tendo como base esses dados, o município é maiúsculo quando o assunto é conectividade em telefonia celular. É que por lá, cada morador tem três aparelhos de celular, em média, conforme dados da Anatel, que é a Agência Nacional de Telecomunicações. O número é tão grande que é o triplo do índice nacional. 

Trata-se, na verdade, da maior proporção de aparelhos celulares ativos por pessoa do país. A pequena cidade piauiense divide essa posição com o, também pequeno, município catarinense de Iomerê, que registra a média de três aparelhos por pessoa. No geral, o Brasil tem cerca de 257 milhões de celulares ativos, o que corresponde a uma densidade de 105 aparelhos por cada 100 habitantes, ou seja, um aparelho por pessoa, em média. 

“Interessante essa pesquisa. Eu não sabia. Mas realmente, se for analisar bem, tem muita gente aqui mesmo com celular, principalmente depois da pandemia da covid19”, disse Daiane Leal, filha do prefeito da cidade, referindo-se a grande aquisição de aparelhos por pais de estudantes da rede municipal de ensino, entre os anos de 2020 e 2021, para que os filhos pudessem ter acesso às aulas remotas. 

Foto: Google MapsPrefeitura de Olho D'Água do Piauí
Prefeitura de Olho D'Água do Piauí

Essa informação foi confirmada por Antônia Lima, secretária municipal de Saúde, como uma das possíveis causas reais para que Olho D´Água do Piauí assumisse a liderança nacional em número de aparelhos por habitantes. De acordo com ela, de fato, muitos pais compraram aparelhos durante a pandemia para que os filhos pudessem estudar. Assim, todas as casas hoje na cidade, praticamente, tem um aparelho, no mínimo. 

“Inclusive, nós da Saúde, estamos fazendo reuniões constantes, nas escolas, agora após o período pandêmico, para que os pais deixarem de comprar aparelhos celulares para as crianças, tendo em vista que antes os estudantes usavam os dos pais e agora eles têm os próprios”, afirmou a gestora, que tem seis aparelhos celulares em casa. “Eu mesmo só tenho um, mas moro com sete pessoas”, brincou. 

O número de celulares ativos em Olho D'Água do Piauí é tão grande, de forma proporcional, que nenhuma outra cidade no Estado tem mais de dois por pessoa, por exemplo. Teresina concentra  o maior número absoluto de aparelhos, com quase um milhão de celulares ativos. Porém, na média é de 118 por cada 100 habitantes, deixando a capital apenas na quinta posição no ranking estadual, atrás ainda de Picos, Floriano, Marcolândia e a própria Olho D ́Água do Piauí. 

Foto: Conecta PiauíCidade piauiense é campeã nacional em números de celulares por habitantes
Cidade piauiense é campeã nacional em números de celulares por habitantes

Já no ranking nacional, o Piauí é o penúltimo. São 85 aparelhos ativos para cada grupo de 100 pessoas, ou seja, menos de um celular por habitantes. O Estado está à frente apenas do Maranhão (0,78 aparelho por morador) Um dos motivos para esse baixo índice geral piauiense é que somente dez das 224 cidades têm mais de um aparelho por pessoa. Em São Luís do Piauí e Wall Ferraz, por exemplo, de cada dez pessoas, somente um tem celular. 

Os estados líderes são Distrito Federal e São Paulo, que têm 119 celulares para cada 100 habitantes. O Brasil tem 464 milhões de dispositivos digitais (computador, notebook, tablet e smartphone) em uso no Brasil (corporativo e doméstico), ou seja, em maio deste ano, a projeção é que serão mais de dois dispositivos digitais (2,2) por habitante, de acordo com a 34ª edição da Pesquisa Anual do FGVcia sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas. 

Foto: Conecta PiauíCidade piauiense é campeã nacional em números de celulares por habitantes
Cidade piauiense é campeã nacional em números de celulares por habitantes

O estudo foi divulgado em março pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGVcia). O levantamento revela, ainda, que são 1,2 smartphones por habitante, totalizando 249 milhões de celulares inteligentes em uso no Brasil. Adicionando os notebooks e os tablets, são 364 milhões de dispositivos portáteis, ou 1,7 por habitante. No país, são 3,3 celulares vendidos para um aparelho de TV.

Comente