Especial Conecta

Reisado de Boa Hora mantém viva a tradição e a fé no Piauí

No Piauí, o Reisado é reconhecido nacionalmente como parte do folclore brasileiro

Piauí, orgulho que a gente sente e celebra!

Com fé, devoção e muita tradição, o município de Boa Hora se prepara para celebrar mais uma edição do seu tradicional Reisado — também conhecido como Festa de Reis. Realizado há mais de 100 anos, o Festejo de Santos Reis é um símbolo de resistência cultural e religiosidade popular, passado de geração em geração pelos moradores da cidade.

Foto: Conecta Piauí
Reisado de Boa Hora mantém viva a tradição e a fé no Piauí

Patrimônio folclórico e devoção

No Piauí, o Reisado é reconhecido nacionalmente como parte do folclore brasileiro, preservando danças, cantos e manifestações de fé que unem tradição e espiritualidade. Em Boa Hora, o festejo vai além do aspecto cultural — é um compromisso de devoção para muitos fiéis.

Pedro Félix, morador da cidade, participa do Reisado há 45 anos como forma de pagar uma promessa feita por sua mãe. “Acho que como eu estive doente e fiquei bom, para mim foi a glória do Santo Reis”, conta o religioso, hoje com 70 anos.

A tradição também envolve toda a família. A filha de Pedro, Núbia Pereiras, afirma que cresceu envolvida nas celebrações. “Eu amo o Reisado. Amo receber e rezar aqui em casa desde pequena. Às vezes, eu acordava meus pais só para receber o Reisado”, relembra emocionada.

Fé que move gerações

O foco principal da festa é o agradecimento pelas bênçãos recebidas. O casal José Silva e Maria do Rosário, criadores do grupo “Boi Bonitão”, também expressa a emoção desse momento, marcado por pedidos e orações pela cura da filha.

Mais do que uma celebração religiosa, o Reisado de Boa Hora é um símbolo de fé e identidade cultural, que mantém viva a chama das tradições nordestinas e reafirma o orgulho do povo piauiense por suas raízes.

Relembre em:

Festividade: Reisado de Boa Hora mantém viva a fé e tradição no Piauí

Leia também