Bancada federal do Piauí define destinação de emendas coletivas para 2026
Planejamento foi definido em reunião com deputados e senadores do estadoDeputados e senadores que compõem a bancada federal do Piauí se reuniram nesta terça-feira (28) para estabelecer as prioridades das emendas coletivas que serão executadas em 2026. O grupo chegou a um consenso de que os recursos devem ser concentrados em ações voltadas à melhoria da saúde pública, da infraestrutura de transportes e do acesso à água nos municípios piauienses.
Principais destinações
A saúde será o principal eixo de investimento. A proposta inclui o reforço das unidades básicas em várias cidades, além do fortalecimento da média e alta complexidade, com a aquisição de novos equipamentos hospitalares e ampliação dos serviços especializados. Um dos projetos de destaque é o aporte financeiro para o Hospital Universitário da Universidade Federal Delta do Parnaíba (HU-UFDPar), no litoral do estado, que deverá receber recursos para modernização da estrutura e ampliação da capacidade de atendimento.
Além do setor de saúde, a bancada também destinou recursos para obras de infraestrutura rodoviária e projetos de abastecimento de água, considerados fundamentais para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Piauí. As áreas e valores específicos contemplados nas emendas serão divulgados após a consolidação final do relatório conjunto dos parlamentares.
