Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Júnior Santos

Aqui, você encontra análises afiadas, articulações de bastidor, alianças improváveis e os ruídos que não chegam ao microfone, mas que definem os rumos da política.

Lula reage a crítica de chanceler alemão: 'Berlim não tem 10% da nossa qualidade'

Declaração foi feita após críticas de Friedrich Merz a Belém, cidade que sedia a COP30
Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu, nesta terça-feira (18), a uma declaração do primeiro-ministro alemão, Friedrich Merz, que fez uma comparação depreciativa entre Belém (PA) e Berlim, capital da Alemanha. Lula afirmou que o governante europeu desconhece a qualidade e a diversidade cultural da cidade que sediará a COP30, em 2025.

Durante a inauguração da ponte que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA), Lula destacou que Belém oferece muito mais do que o primeiro-ministro alemão demonstrou conhecer. “Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém”, afirmou o presidente.

A resposta veio após Merz dizer, em 13 de novembro, que ninguém de sua equipe quis permanecer em Belém por ocasião da COP30, justificando preferência por Berlim “por ser uma cidade muito bonita”.

Lula recordou que, desde o anúncio de Belém como sede da conferência climática, houve resistência de setores internos e críticas a questões logísticas e de preços, mencionando inclusive reclamações sobre o valor de um refrigerante. O presidente citou que, por outro lado, raramente se questiona o preço de uma água em aeroportos internacionais.