Indicado ao STF, Advogado-Geral da União Jorge Messias já estudou em Teresina
Ministro cursou parte da formação escolar no tradicional Colégio Dom BarretoEmbora seja pernambucano, o advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), possui vínculos com o Piauí. Ele passou parte da infância e da adolescência em Teresina, onde estudou o ensino fundamental e médio no Instituto Dom Barreto, uma das escolas mais prestigiadas da capital.
Messias está à frente da Advocacia-Geral da União (AGU) desde janeiro de 2023. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele também é mestre e doutor em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB). Sua trajetória acadêmica reflete uma formação sólida e alinhada ao perfil técnico exigido para a Suprema Corte.
Com a indicação oficial, Jorge Messias aguarda agora o processo de sabatina no Senado Federal, etapa necessária para que seu nome seja confirmado ao STF. A passagem por Teresina e a formação no tradicional Dom Barreto têm despertado atenção no Piauí, onde sua trajetória é vista como exemplo de mobilidade educacional e ascensão profissional.