Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Júnior Santos

Aqui, você encontra análises afiadas, articulações de bastidor, alianças improváveis e os ruídos que não chegam ao microfone, mas que definem os rumos da política.

Gleisi critica Hugo Motta por designar Derrite para relatoria de PL Antifacção

Ministra das Relações Institucionais diz que deputado federal 'contamina debate'
Redação

A presidente nacional do PT e ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos–PB), de designar o deputado Guilherme Derrite (PP–SP) como relator do Projeto de Lei Antifacção, apresentado recentemente pelo governo federal.

Em publicação nas redes sociais, Gleisi afirmou que a escolha “contamina o debate com os objetivos eleitoreiros do campo político” ao qual Derrite pertence. O parlamentar, que retornou à Câmara após deixar a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, cargo que ocupava na gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), será responsável por relatar a proposta no plenário.

A ministra observou que a definição de relatorias é uma atribuição do presidente da Câmara, mas frisou que a escolha de um aliado político de um governador de oposição ao governo federal pode afetar o caráter técnico da discussão.

Entenda

O Projeto de Lei Antifacção, encaminhado pelo Executivo na última sexta-feira (31), cria um novo tipo penal: o de organização criminosa qualificada, prevendo pena de até 30 anos de prisão para condenados. A proposta, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, faz parte das medidas prioritárias do governo para fortalecer a atuação do Estado contra facções criminosas e o controle de territórios.