Jadyel Alencar vê cálculo eleitoral em possível filiação de Charles Pessoa ao PV
Deputado aponta que o delegado avalia a federação do PT, PV e PCdoB por oferecer mais vagasO deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos) reagiu à movimentação do PV para filiar o delegado Charles Pessoa diante das articulações para a eleição de 2026. O parlamentar reconheceu que o delegado passou a avaliar a federação (PT, PV e PCdoB) como alternativa e afirmou que a mudança de rota estaria ligada ao cálculo sobre o número de vagas em disputa.
“O Charles é um amigo, tem um serviço prestado, cada dia melhor à sociedade piauiense. Nós fizemos o convite, a presidente Alessia Xavier convidou para que ele pudesse se filiar ao Republicanos, mas acredito que ele também avaliou outras chapas, outras composições, a Federação, me parece que ele está dialogando com o PV”, afirmou.
Jadyel destacou que o cenário proporcional pode ter sido determinante na decisão. “Como deve fazer um número maior de deputados federais, ele pode ter avaliado uma melhor oportunidade, porque no Republicanos disputaria duas cadeiras para a Câmara e na Federação concorre a quatro”, disse.
Mesmo com a possível ida de Charles para o PV, o deputado minimizou qualquer desgaste e afirmou que a decisão final caberá ao delegado. “Qualquer decisão que ele tomar terá apoio da sociedade piauiense”, concluiu.