Diálogos pelo Piauí encerra 10ª edição com plenária em Parnaíba
Plenária final reuniu população e autoridades para discutir prioridades do PPA 2024–2027A 10ª edição do Diálogos pelo Piauí foi concluída, neste sábado (18), em Parnaíba, com a plenária final que reuniu representantes de toda a região para apresentar ao governador Rafael Fonteles as propostas discutidas nas oficinas de revisão das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027. A edição da Planície Litorânea registrou recorde de 507 participantes nas oficinas, que definiram as propostas para avaliação e integração ao planejamento estadual.

No evento, o governador Rafael Fonteles destacou a importância do diálogo direto com a população. “Esse é o momento em que escutamos o povo e incorporamos essas prioridades ao planejamento orçamentário, para virar ação concreta que atenda às demandas da sociedade. É assim que transformamos a participação popular em resultado efetivo para o estado”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, destaca a importância estratégica de Parnaíba para o desenvolvimento do Estado. “Parnaíba é a segunda maior cidade do Piauí e representa um território muito importante do ponto de vista econômico, pelo turismo e pelas potencialidades em áreas como energias renováveis e o porto. Este é um momento muito especial para o governo, de ouvir a população e entender o que ela pensa e deseja do Estado. É isso que estamos fazendo agora na plenária”, diz.
Ações prioritárias e revitalização do Rio Parnaíba
Encerrando a plenária, o governador Rafael Fonteles destacou que as propostas selecionadas nos sete eixos representam prioridades concretas do Governo do Estado, como a ampliação da infraestrutura em saúde e educação, o fortalecimento da segurança pública, o avanço na inclusão produtiva e o incentivo ao desenvolvimento sustentável.
Entre as ações de destaque citadas pelo governador está o apoio na revitalização do Rio Parnaíba, projeto coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com investimento de R$ 995 milhões do Governo Federal, por meio do PAC. A expectativa é de que as obras tenham início ainda em 20225 e contemplam recuperação ambiental e reestruturação da navegabilidade, beneficiando diretamente os estados do Piauí e Maranhão.



