III Reunião Ordinária do Conselho do Parque Estadual do Rangel debate preservação
O Parque Estadual do Rangel também é um importante patrimônio cultural da regiãoNa manhã desta terça-feira (11/03), foi realizada a III Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual do Rangel, reunindo autoridades e especialistas para discutir o planejamento e as estratégias ambientais para o ano de 2025. O evento ocorreu no Centro Comunitário Paroquial de Curimatá e contou com a presença de representantes da gestão ambiental e municipal.
A reunião abordou temas fundamentais para o futuro do Parque Estadual do Rangel, com destaque para o planejamento das ações para este ano, o equilíbrio entre preservação e sustentabilidade e os desafios do uso sustentável das áreas protegidas. Entre os principais pontos discutidos, estiveram as estratégias para mitigar os impactos causados por atividades humanas na região, como a agropecuária e o turismo desordenado.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

O encontro contou com a posse de Hilton Valério, gerente da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Sul do Piauí (SEMARH) como presidente do Conselho Gestor do Parque Estadual do Rangel. Também marcaram presença a secretária do Meio Ambiente, Marlisonia, a gerente de comunicação da Prefeitura Municipal de Curimatá, Indira Ghandi, e a secretária de Cultura, Idalice Rodrigues.
Durante a reunião, os participantes debateram formas de garantir que a preservação ambiental do parque caminhe lado a lado com o desenvolvimento econômico da região. A adoção de boas práticas e o fortalecimento das políticas públicas ambientais foram apontados como essenciais para garantir que as atividades econômicas não comprometam a biodiversidade local.

Além da Metodologia de informações de ocorrências no parque, requerimentos de para uma maior fiscalização e debates sobre a necessidade de publicidade visual dos limites e informações no próprio parque.
SOBRE O PARQUE:
O Parque Estadual do Rangel também é um importante patrimônio cultural da região. Seu Patrimônio Cultural Material é riquíssimo, sendo representado por monumentos religiosos, como a Capela de Santo Antônio, a Capela de Santo Expedito, a Capelinha de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Igrejinha São Benedito e a Paróquia Bom Jesus da Lapa. Outros elementos históricos incluem o Cemitério Histórico e o Cruzeiro. Também são destaque na região as tradicionais casas de farinha, onde são realizadas práticas de produção artesanal, fundamentais para a economia e a cultura local, além de promoverem a interação social entre os moradores.






