Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Municípios em Foco

Notícias das gestões municipais e as ações que fazem a diferenças nas cidades piauienses.

III Reunião Ordinária do Conselho do Parque Estadual do Rangel debate preservação

O Parque Estadual do Rangel também é um importante patrimônio cultural da região
Municípios em Foco

Na manhã desta terça-feira (11/03), foi realizada a III Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual do Rangel, reunindo autoridades e especialistas para discutir o planejamento e as estratégias ambientais para o ano de 2025. O evento ocorreu no Centro Comunitário Paroquial de Curimatá e contou com a presença de representantes da gestão ambiental e municipal.

A reunião abordou temas fundamentais para o futuro do Parque Estadual do Rangel, com destaque para o planejamento das ações para este ano, o equilíbrio entre preservação e sustentabilidade e os desafios do uso sustentável das áreas protegidas. Entre os principais pontos discutidos, estiveram as estratégias para mitigar os impactos causados por atividades humanas na região, como a agropecuária e o turismo desordenado.

Foto: ReproduçãoIII Reunião Ordinária do Conselho do Parque Estadual do Rangel debate preservação
III Reunião Ordinária do Conselho do Parque Estadual do Rangel debate preservação

O encontro contou com a posse de Hilton Valério, gerente da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Sul do Piauí (SEMARH) como presidente do Conselho Gestor do Parque Estadual do Rangel. Também marcaram presença a secretária do Meio Ambiente, Marlisonia, a gerente de comunicação da Prefeitura Municipal de Curimatá, Indira Ghandi, e a secretária de Cultura, Idalice Rodrigues.

Durante a reunião, os participantes debateram formas de garantir que a preservação ambiental do parque caminhe lado a lado com o desenvolvimento econômico da região. A adoção de boas práticas e o fortalecimento das políticas públicas ambientais foram apontados como essenciais para garantir que as atividades econômicas não comprometam a biodiversidade local.

Foto: ReproduçãoIII Reunião Ordinária do Conselho do Parque Estadual do Rangel debate preservação
III Reunião Ordinária do Conselho do Parque Estadual do Rangel debate preservação

Além da Metodologia de informações de ocorrências no parque, requerimentos de para uma maior fiscalização e debates sobre a necessidade de publicidade visual dos limites e informações no próprio parque.

SOBRE O PARQUE:

O Parque Estadual do Rangel também é um importante patrimônio cultural da região. Seu Patrimônio Cultural Material é riquíssimo, sendo representado por monumentos religiosos, como a Capela de Santo Antônio, a Capela de Santo Expedito, a Capelinha de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Igrejinha São Benedito e a Paróquia Bom Jesus da Lapa. Outros elementos históricos incluem o Cemitério Histórico e o Cruzeiro. Também são destaque na região as tradicionais casas de farinha, onde são realizadas práticas de produção artesanal, fundamentais para a economia e a cultura local, além de promoverem a interação social entre os moradores.

Comente