Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Municípios em Foco

Notícias das gestões municipais e as ações que fazem a diferenças nas cidades piauienses.

Missão Cerrado leva saúde, acolhimento e transformação a Palmeira do Piauí

Dezenas de profissionais e acadêmicos de medicina realizaram atendimentos
Redação

A cidade de Palmeira do Piauí recebeu, nesta semana, a Missão Cerrado, uma importante ação de saúde e cidadania promovida pelo Grupo Inspirali, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa faz parte do projeto Travessia Humanitária, que tem como objetivo levar assistência médica, educação e carinho a comunidades em regiões do Brasil e do exterior.

Durante os dias de atuação, dezenas de profissionais e acadêmicos de medicina realizaram atendimentos em diversos pontos do município, incluindo escolas, unidades básicas de saúde, igrejas e até mesmo áreas adaptadas para receber os consultórios móveis.
Foram oferecidos serviços nas especialidades de ginecologia, cirurgia, infectologia, medicina da família e comunidade, geriatria, pediatria e clínica médica, garantindo assistência humanizada e gratuita à população.

Ao todo, foram realizadas 76 cirurgias e mais de 480 atendimentos médicos nas especialidades de pediatria, ginecologia, geriatria, infectologia e clínica geral. Números que demonstram o alcance e a importância da missão para os moradores de Palmeira do Piauí, especialmente das comunidades mais distantes da sede municipal.

A equipe da Missão Cerrado foi composta por 37 acadêmicos dos últimos anos do curso de medicina e 7 docentes médicos, selecionados entre 15 instituições de ensino superior espalhadas por todo o país, incluindo universidades da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

“A Missão Cerrado faz parte do nosso projeto Travessia Humanitária, que busca levar saúde e amor a quem mais precisa. Em Palmeira do Piauí, fomos recebidos com muita gratidão e carinho. Onde havia um espaço, nós o transformávamos em consultório, seja sob uma árvore ou numa garagem. O sentimento que fica é o de dever cumprido”, destacou Fabiana Spricigo, gerente da Travessia Humanitária da Inspirali.

A Secretária Municipal de Saúde, Carmilene Rodrigues, destacou o impacto da ação para o município:

“Essa parceria foi uma bênção para nossa cidade. Tivemos atendimentos em várias áreas médicas, alcançando pessoas que muitas vezes esperavam há muito tempo por uma consulta. Agradeço imensamente a cada profissional e acadêmico que dedicou seu tempo e conhecimento à nossa população”.

O prefeito Hugo Rosal também enfatizou a importância da missão e da colaboração entre as instituições:

“A presença da Missão Cerrado em Palmeira do Piauí mostra que, com união e parceria, podemos transformar realidades. Ver o sorriso de quem foi atendido e o empenho dos profissionais nos enche de orgulho. Nosso compromisso é continuar buscando iniciativas que tragam mais saúde e qualidade de vida ao nosso povo”.

Encerrando a missão, Fabiana reforçou o desejo de continuidade da parceria:

“Nossas missões são pensadas para ocorrer duas vezes ao ano. Queremos voltar, fortalecer laços e seguir transformando vidas juntos”.

A passagem da Missão Cerrado por Palmeira do Piauí deixa um legado de solidariedade, aprendizado e amor ao próximo, reafirmando o compromisso da gestão municipal em garantir uma saúde cada vez mais acessível, humanizada e de qualidade para todos.