Piauí Mais Genética: Aroazes convoca produtores para 2º etapa de recadastramento
Nova fase iniciou em 20 de janeiro e estabelece critérios técnicos para atendimento dos rebanhosO Programa Piauí Mais Genética iniciou a segunda etapa em 20 de janeiro, conforme informações divulgadas pela prefeitura de Aroazes. A nova fase contempla o recadastramento dos produtores rurais interessados em participar da iniciativa, que tem como objetivo melhorar a qualidade genética dos rebanhos no estado.
De acordo com as orientações, os produtores devem procurar o órgão responsável em seu município para realizar o recadastramento. Após essa etapa, o setor municipal encaminhará a lista com os nomes dos participantes e a quantidade de animais inscritos para o programa.
Serão atendidas novilhas a partir de dois anos de idade e vacas paridas há mais de 45 dias. Em casos de suspeita de prenhez, os animais passarão por avaliação. Outra exigência é a separação dos touros por, no mínimo, 30 dias antes do início dos atendimentos, além da quantidade mínima de 200 animais inscritos por município.
As fichas de cadastro deverão ser entregues ao médico veterinário responsável no início dos serviços. Cadastros incompletos não serão atendidos. A prefeitura reforça que quanto mais cedo as listas forem enviadas, mais rápido será o atendimento aos produtores participantes.