Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Municípios em Foco

Notícias das gestões municipais e as ações que fazem a diferenças nas cidades piauienses.

Prefeito de Barro Duro, Elói Pereira, é investigado por improbidade administrativa

A apuração aponta indícios de desvios de dinheiro que somam mais de R$ 1,1 milhão

O prefeito de Barro Duro, Elói Pereira de Sousa, conhecido como “Coronel Elói” (PSD), é investigado pelo Ministério Público do Piauí por suspeita de improbidade administrativa. A apuração aponta indícios de pagamentos irregulares que somam mais de R$ 1,1 milhão a empresas contratadas pela gestão entre 2021 e 2022.

Segundo a investigação, os recursos teriam sido repassados sem licitação e sem comprovação adequada de execução dos serviços. A empresa Candido José F. Lira – EPP é apontada como o principal foco das irregularidades. Uma inspeção realizada pela Promotoria e pelo Tribunal de Contas do Estado revelou a ausência de documentos legais, além de indícios de que a empresa funciona em um endereço residencial sem atividade aparente.

Foto: ReproduçãoElói Pereira de Sousa
Elói Pereira de Sousa

O próprio prefeito autorizou dezenas de pagamentos à empresa, com participação também de secretários municipais. Apesar de um pedido de afastamento ter sido negado pela Justiça, o MPPI conseguiu a quebra do sigilo bancário dos investigados para aprofundar as apurações.

Os envolvidos foram notificados e devem apresentar defesa no prazo de 15 dias. A partir disso, o Ministério Público decidirá se ingressa com ação judicial por dano ao erário. A investigação é conduzida pelo promotor de Justiça Ari Martins Alves Filho.

Comente