Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Municípios em Foco

Notícias das gestões municipais e as ações que fazem a diferenças nas cidades piauienses.

Prefeitos discutem fim dos lixões e critérios do selo ecológico no Piauí

Encontro na APPM debate metas ambientais e impacto do ICMS ecológico nos municípios
Redação

Prefeitos e representantes municipais participaram de encontro na Associação Piauiense de Municípios (APPM) para discutir novas metas ambientais, o fim dos lixões e os critérios para obtenção do selo ecológico, que influencia diretamente na distribuição do ICMS ecológico.

O presidente da APPM, Admaelton Bezerra, destacou a dificuldade dos municípios em alcançar o selo A diante das exigências ampliadas.
“Olha, os critérios aumentaram demais, né? Então com o aumento dos critérios, poucos municípios do Piauí vão conseguir atingir o selo A, por exemplo. Então vai ter perda de recurso, as ações que têm que ser feitas elas praticamente dobraram e a gente está querendo discutir realmente isso. Não é querendo facilitar para que os municípios consigam o selo A, mas que também deixe pelo menos acessível para que o município possa concorrer”, afirmou.

O engenheiro Delano Câmara ressaltou que a eliminação dos lixões é condição indispensável para que os municípios alcancem o selo A.
“Não termos mais lixões, né? É inadmissível que um município possa ter um selo A ainda tendo lixões a céu aberto, então uma das grandes mudanças colocadas pelo Ministério Público é que não se tenha mais lixões em municípios que selo A.”, explicou.

O prefeito de Pau D’Arco, Milton Passos, avaliou que o projeto é fundamental para municípios menores.
“É um projeto que vale bem ajudar muito o nosso município, principalmente o nosso município de Pau D’arco, é um município pequeno e isso é um projeto muito importante e vai ajudar muito a nossa comunidade, o nosso município e a todos do estado Piauí”, declarou.

O encontro reforçou a necessidade de ações concretas para garantir a preservação ambiental e assegurar que os municípios possam avançar rumo a um futuro mais sustentável.