Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Municípios em Foco

Notícias das gestões municipais e as ações que fazem a diferenças nas cidades piauienses.

São João do Arraial vence no Seminário Estadual do PPAIC com projeto cultural

Projeto da Escola Mariano de Oliveira valoriza cultura local e ensina Educação Infantil
Municípios em Foco

O município de São João do Arraial foi selecionado para representar a 2ª Gerência Regional de Educação (GRE) no Seminário Estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), com o projeto “Nos Passos do Tambor de Crioula”. A iniciativa foi desenvolvida na Escola Municipal Mariano de Oliveira e se destacou durante o Seminário Regional, realizado na cidade de Barras.

Foto: ReproduçãoSão João do Arraial vence no Seminário Estadual do PPAIC com projeto cultural
São João do Arraial vence no Seminário Estadual do PPAIC com projeto cultural

Concorrendo em três categorias, São João do Arraial foi vencedor na área de Educação Infantil, consolidando o reconhecimento do trabalho pedagógico que valoriza a cultura local como ferramenta de aprendizagem.
Esta é a segunda grande conquista do projeto. Em 2024, “Nos Passos do Tambor de Crioula” foi selecionado pelo Ministério da Educação como uma das 125 experiências educacionais de destaque em todo o país. Além disso, foi o único projeto escolhido do Território dos Cocais e um dos três contemplados em todo o estado do Piauí.

A proposta pedagógica une educação e valorização da cultura popular, resgatando as raízes afro-brasileiras por meio do Tambor de Crioula — manifestação cultural tradicional que envolve dança, música e religiosidade.

A secretária municipal de Educação, Simone Magalhães, celebrou com entusiasmo o reconhecimento do projeto e destacou a importância da valorização das práticas pedagógicas que dialogam com a cultura local. “Estamos extremamente orgulhosos da conquista da Escola Municipal Mariano de Oliveira, localizada na comunidade Chapada da Sindá. O projeto ‘Nos Passos do Tambor de Crioula’ mostra que é possível ensinar com qualidade e, ao mesmo tempo, preservar e valorizar nossas raízes culturais. Esse reconhecimento, tanto no âmbito estadual quanto nacional, é fruto do trabalho comprometido de nossos educadores e da força da nossa comunidade escolar”, afirmou a secretária.

Comente