São Raimundo Nonato realiza 1ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial
Os participantes discutiram os principais desafios enfrentados pela população negraA Prefeitura de São Raimundo Nonato, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizou na manhã desta segunda-feira (22), no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores, a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
O evento reuniu representantes de comunidades quilombolas, povos de terreiro, universidades, pesquisadores, cooperativas, movimentos sociais e culturais, judiciário representado pela OAB-PI (Subseção de São Raimundo Nonato), representantes da SAF - Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e representantes do poder público municipal, em um importante espaço de diálogo, participação popular e construção coletiva de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial.
Para a Secretária Municipal de Promoção da Igualdade Racial Neuma Borges, esta conferência um marco para o Município de São Raimundo Nonato, que pela primeira vez discute de forma ampla e direta as demandas da igualdade racial, do racismo e das políticas públicas diretamente voltadas para este grupo da população.
As Conferências Municipais de Promoção da Igualdade Racial são etapas preparatórias essenciais que reúnem sociedade civil e poder público para discutir, avaliar e propor diretrizes voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de combate ao racismo, à discriminação racial e à promoção da igualdade de oportunidades.
Durante os debates, os participantes discutiram os principais desafios enfrentados pela população negra e pelas comunidades tradicionais do município, contribuindo para a elaboração de propostas que serão encaminhadas às etapas estadual e nacional da conferência.
Entre os objetivos da conferência estão a realização de um diagnóstico da realidade racial do município, a formulação de propostas para os planos municipal, estadual e nacional de promoção da igualdade racial e a escolha dos delegados que representarão São Raimundo Nonato na Conferência Estadual e, posteriormente, na Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
A realização da I Conferência Municipal reafirma o compromisso da gestão municipal com a construção de políticas públicas inclusivas, participativas e voltadas para a garantia dos direitos da população, fortalecendo a luta por uma sociedade mais justa, igualitária e livre de qualquer forma de discriminação.
Durante a Conferência A Secretária Neuma Borges abriu o convite a todos para participarem da inauguração da sede da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial que acontecerá na próxima sexta-feira (26).